Rubens Pinto Lyra recebe diploma de Professor Emérito

ImprimirImprimir

O professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Rubens Pinto Lyra recebeu o título de Professor Emérito, concedido a docentes que tenham se distinguido no ensino e na pesquisa, no início da noite da segunda-feira, dia 9 de julho, em cerimônia na sala de reunião da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), no prédio da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.

 

A outorga foi aprovada pela Resolução n° 15/2018 do Conselho Universitário (Consuni/UFPB), em reunião ordinária do dia 30 de abril. O professor recebeu o reconhecimento pela dedicação e pela relevância de suas contribuições à universidade, destacando-se por sua produção acadêmica e pelo seu ativismo na área dos Direitos Humanos. A proposta de concessão foi feita pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH/UFPB).

 

Presidida pela reitora Margareth Diniz, a mesa da solenidade foi composta pela coordenadora da SODS Bagnólia Araújo, pelo vice-diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA/UFPB) Rodrigo Freire e pelo membro permanente do PPGDH/UFPB Giuseppe Tosi.

 

Com o espaço lotado de professores, técnico-administrativos, estudantes, autoridades e familiares, a reitora deu início à cerimônia, cumprimentando os presentes e, em seguida, convidando a integrante permanente do PPGDH/UFPB Nazaré Tavares Zenaide e o membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações internacionais (PPGCPRI/UFPB) José Henrique Artigas de Godoy para conduzirem Rubens Pinto Lyra à mesa solene. Ao dar continuidade ao rito, Bagnólia Araújo leu a resolução do Consuni que aprovou a outorga do título e Giuseppe Tosi fez um discurso em louvor ao homenageado.

 

Visivelmente emocionado, Rubens Pinto Lyra agradeceu a todos que compareceram à cerimônia, sobretudo aos colegas do PPGDH/UFPB e do Departamento de Ciências Sociais da UFPB. “O título de Professor Emérito é a maior honraria que eu poderia receber”, destacou. Ao longo de sua exposição, pontuou diversos acontecimentos de sua vida, carreira e militância.

 

Ao encerrar a solenidade, a reitora Margareth Diniz declarou-se honrada por presidi-la. “Esta cerimônia oficial reconhece um desempenho público de excelência. Devemos sentir gratidão por pessoas que fazem a UFPB brilhar, como o professor Rubens”, concluiu.

 

 

Carreira

 

Aposentado da UFPB desde 2004, após 25 anos de docência e de pesquisa no Departamento de Ciências Sociais, Rubens Pinto Lyra fundou, em março de 1989, e presidiu três vezes a Comissão de Direitos Humanos da UFPB, a primeira instituída em uma universidade brasileira.

 

Foi também idealizador e o primeiro titular da Ouvidoria Geral da UFPB. É autor e organizador de 28 livros e de artigos e capítulos de livros sobre direitos humanos, teoria política, partidos políticos, democracia, democracia participativa e socialismo.

 

Em um mês, lançará compilação de mais de 50 artigos publicados na Revista Eletrônica “Jornalismo e Cidadania”, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no jornal paraibano Contraponto. O próximo livro que deseja escrever já tem título: "Sessenta anos voltados para o público: teoria e prática de um estudioso da política".

 

 

Fonte: 
ACS | Pedro Paz
Compartilhar: