Séculos Indígenas é aberto em João Pessoa

O Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas acontece de até sexta-feira (14), na Estação Cabo Branco e tem o objetivo de subsidiar educadores para a abordagem de temas relativos à cultura e à história indígenas.

O evento foi aberto, na manhã desta terça-feira (11), com a benção das lideranças indígenas, de várias localidades do Brasil, a todos os presentes.

A Reitora da UFPB, profa. Margareth Diniz falou sobre a importância do momento pela dimensão do evento e ressaltou o trabalho realizado pelas Comissões e Centros da UFPB envolvidos, em especial o empenho feito pelo Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NCDH/CCHLA). “A nossa instituição estará sempre de portas abertas para apoiar eventos que possibilitem o ensinamento acerca da história e da cultura indígena do nosso país”, disse.

Em seguida o prof. José Gilson Matias Barros, representando o Ministério da Cultura falou em nome da ministra Marta Suplicy. José Gilson destacou as 53 metas estabelecidas pelo MinC para serem implantadas nas escolas brasileiras, especialmente a meta 4 que prevê a proteção à diferentes culturas e às diferentes linguagens.

O secretário de Educação de João Pessoa, prof. Luiz Junior falou em seguida ressaltando a questão da Educação Básica, quanto à cultura indígena, para que “não se torne mera formalidade”. “O protagonismo indígena é fundamental para se reescrever a história e trabalharmos as novas gerações”, afirmou.

O Fórum de Atualização sobre Culturas Indígenas tem o apoio do Governo Federal, da Prefeitura de João Pessoa e da Universidade Federal da Paraíba, através do NCDH/CCHLA.

O Fórum está sendo realizado na Estação Ciência e vai até sexta-feira (14).

Ascom-Reitoria - Bob Vagner (foto-Jéssica Azevedo-estagiária)