Sérgio Mamberti elogia futuro Centro de Arte e Cultura da UFPB

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, não poupou elogios à iniciativa da UFPB de construir o Centro de Arte e Cultura. A obra, que já está em andamento em frente ao prédio da Reitoria, será, segundo Mamberti, um “grande equipamento não só para a Universidade como para todo o Estado da Paraíba”.

Em nome da UFPB, o Reitor Rômulo Polari deu as boas-vindas ao secretário do Minc, ao lado dos pró-reitores de Graduação, Valdir Barbosa; de Pós-graduação, Isac Medeiros; do Planejamento, Paulo Cavalcanti, de Extensão e Assuntos Comunitários, Lúcia Guerra, e do secretário de Cultura da Paraíba, Chico César.

Na Aula Magna que proferiu na UFPB, esta semana, no auditório da Reitoria, Sérgio Mamberti apresentou um breve panorama da cultura como desenvolvimento, com ênfase na importância que o tripé comunicação, cultura e educação têm na promoção do desenvolvimento de um povo, de um país.

Antes, Mamberti lembrou como a educação e a cultura andaram muito próximas para as gerações dos anos 50 e 60, como os jovens dessas épocas discutiam o Brasil no seu conjunto, o teatro como arte coletiva, o Novo Cinema, a bossa nova. E completou: “As Universidades, a União Nacional dos Estudantes nas suas lutas libertárias, participando ativamente do processo de renovação, da luta contra a ditadura”.

Durante a Aula Magna, Sérgio Mamberti destacou o que o Ministério tem feito e o que prioriza depois de 10 anos de “um trabalho profícuo graças ao presidente Lula que abraçou a cultura e que assumiu a cultura como papel estratégico para um país socialmente mais justo”.

Sérgio Mamberti mencionou vários projetos que o Minc desenvolve.  Entre esses projetos citou aqueles que têm relação com a educação, com as universidades. Mamberti citou o Programa de Extensão Universitária (Proext) que tem o objetivo de apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas, com ênfase na inclusão social.

O Secretário do Minc respondeu as perguntas de uma platéia, formada por professores, pesquisadores, coordenadores de curso, chefes de departamento, estudantes, técnicos, documentaristas, produtores culturais e artistas locais. Antes da Aula Magna, Sérgio Mamberti se reuniu com o Reitor Rômulo Polari, vice-reitora Yara Matos, Glorinha Gadelha, viúva de Sivuca, e o diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Arte (CCTA), David Fernandes, para tratar de projetos envolvendo a UFPB e o Minc.

Agência de Notícias da UFPB