Série Concertos Internacionais do PPGM apresenta Duo Alexander-Soares

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal da Paraíba (PPGM/UFPB) retoma a série Concertos Internacionais, nesta quinta, 21 de junho, às 20h00, com apresentação do duo James Alexander e Luciana Soares, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no campus-sede da universidade. No repertório, os músicos trazem as vertentes da música moderna e tradicional de seus países de origem, em obras para violino e piano, criadas por Schubert, Chausson, Villa-Lobos, Souza-Lima, Levy e Szymanowsky.

O duo, residente na Nicholls State University (EUA), foi formado em 2005, e apresenta-se, desde então, em várias casas de concerto do Brasil, Estados Unidos e Europa. Juntos, lançaram, em CD, a coletânea "The Sonatas for Violin and Piano by Liduino Pitombeira", pelo selo americano Centaur Records em 2012, resultado de uma longa colaboração entre o duo Alexander-Soares e o compositor cearense Liduino Pitombeira.

Duo Alexander-Soares

A pianista goiana Luciana Soares, premiada nos Estados Unidos e no Brasil, apresenta-se frequentemente como solista e camerista em salas de concertos dos dois países. Atualmente é professora de música na Nicholls State University, única universidade estadual de Louisiana com a denominação All-Steinway School. Luciana Soares colabora frequentemente com artistas no sul dos Estados Unidos e foi nomeada Artista Steinway em 2012. Além de lecionar e tocar uma variedade de repertórios, do barroco ao contemporâneo, a pianista se dedica à música brasileira com a apresentação de recitais em universidades, séries de concerto, conferências e palestras nos Estados Unidos. Seu CD solo, Brasileira: Piano Music by Brazilian Women, foi lançado pelo selo Centaur Records.

O violinista norte-americano James Alexander segue carreira internacional como professor, solista e camerista. Lidera o programa de cordas na Nicholls State University, onde ensina violino, viola e música de câmara. Após receber o diploma Concert Recital (Premier Prix) da Guildhall School of Music na Inglaterra e atuar profissionalmente como músico de orquestra e camerista na Europa, Alexander retornou aos EUA como artista residente, lecionando violino na Louisiana State University por nove anos. Foi convidado a lecionar no Simpósio de Quarteto de Cordas, em Ernen, na Suíça, onde continuou a se apresentar como professor e violinista. É diretor da série Pelican State de música de câmara. Entre 2013 e 2016, integrou o quadro de professores do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc).

ACS | Rita Ferreira, com informações de Felipe Avelar de Aquino.