Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente da Fapesq reúnem-se com gestores da UFPB

A UFPB recebeu, na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, a visita da secretária executiva de Ciência, Tecnologia  e Inovação do governo do Estado, Francilene Garcia, e do professor Cláudio Furtado, presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq/PB).

Os representantes do executivo estadual reuniram-se com a reitora Margareth Diniz, a vice-reitora Bernardina Freire, o chefe de gabinete em exercício Raimundo Barroso, pró-reitores e assessores da universidade. O encontro aconteceu na sala da Sods (campus I).

Francilene Garcia (à dir.) apresentou atualizações sobre ações conjuntas entre a universidade e o governo do Estado e novas propostas de parceria, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação. A secretária defendeu a convergência de esforços entre as duas instituições, no sentido de um empreendedorismo inovador, para o avanço no desenvolvimento de tecnologias e soluções para os desafios das cidades. Nesse sentido, citou o expertise da UFPB na pesquisa de drones, com vistas a uma produção local do aparato, ilustrando com a experiência exitosa do emprego do equipamento no mapeamento da situação hídrica da Paraíba.

Por sua vez, Furtado, que também é docente do Departamento de Física da UFPB, trouxe diversas informações sobre a captação de recursos para o fomento da pesquisa no Estado e sobre editais abertos e em andamento. Destacou o Edital 3/2016, resultante de acordo de cooperação entre Fapesq e a Capes, que visa conceder, a partir de março, 94 bolsas de mestrado e 104 de doutorado em instituições de ensino superior e de pesquisa da Paraíba. “Recebemos cerca de 80 propostas prevendo, no conjunto, em torno de 600 bolsas de mestrado e 600 de doutorado, o que demonstra uma grande demanda reprimida em torno da qual precisamos trabalhar”, apontou o gestor da Fapesq.

ACS | Rita Ferreira