Seminário da Rede UNIVERSITAS/Br será em João Pessoa

O evento vai reunir investigadores, professores, estudantes envolvidos na temática da Educação Superior nos dias 9, 10 e 11 deste mês, no Campus I

O campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, vai sediar nos dias 9, 10 e 11 de maio, o XX Seminário Nacional da Rede de Pesquisa UNIVERSITAS/Br. Para o evento se inscreveram 180 participantes e serão apresentados 95 trabalhos, segundo a professora Edineide Jezine do Programa de Pós-Graduação em Educação e coordenadora do evento.

O seminário objetiva reunir investigadores, docentes e discentes interessados na temática da Educação Superior a fim de discutir e analisar as políticas, programas e ações relativos à expansão da educação superior, no período que sucede à LDB, destacando os efeitos e formas de acesso para a promoção da igualdade social.

Além disso, também se propõe a discutir e publicar os resultados das investigações relativas ao Projeto Integrado “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB” buscando integrar investigadores e ampliar proposições acerca da temática.

O público alvo é: pesquisadores e bolsistas do Projeto Integrado “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB” da Rede UNIVERSITAS/Br; professores, alunos, investigadores e gestores que tenham interesse na temática e profissionais de Educação.

Características

O evento se caracteriza como a oportunidade de agregar investigadores, graduandos e pós-graduandos em torno da temática da Educação Superior em seus desafios de acesso e igualdade social, desafios que vêm se constituindo numa pauta na agenda das políticas nacionais e internacionais no contexto da sociedade mundializada.

A apresentação dos resultados de pesquisas, por parte dos investigadores que compõem a Rede UNIVERSITAS/Br, como dos participantes dos diversos programas de pós-graduação envolvidos fomentará o debate científico na condução do campo teórico e metodológico das investigações na área, bem como no fortalecimento da Rede e dos Programas de Pós-Graduação, principalmente das regiões Norte e Nordeste que buscam a consolidação de sua existência e a qualidade da produção acadêmica.

O evento faz parte das atividades da Rede UNIVERSITAS/Br que conta com investigadores de diversos estados brasileiros, com projetos financiados pelas agências de fomento do país, que apresentam relevante produção na área, resultantes das investigações realizadas em conjunto durante cerca de 18 anos. Desta forma o XX Seminário da Rede UNIVERSITAS/Br se constitui num evento consolidado, no âmbito da discussão da temática.

As universidades participantes são, além da UFPB, a FURB, UCDB, UCP, UERJ, UFAL, UFF, UFG, UFMG, UFMT, UFPA, UFPR, UFRGS, UFRRJ, PUCRS, UNIFESP, UNIMEP, USP, UNIRIO, UCP, UFSCAR, UNB.

A Coordenação Geral do Evento está a cargo da professora Edineide Jezine, investigadora CNPq/PPGE/UFPB e participante da Rede UNIVERSITAS/Br; Deise Mancebo, coordenadora do projeto integrado “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil pós-LDB” – UERJ; e Marília Costa Morosini, coordenadora da Rede UNIVERSITAS/BR - UFRGS/PUCRS e Afrânio Mendes Catani, coordenador do GT11/ANPEd

A programação do evento é a seguinte:

Quarta-feira – dia 09/05

9h às 18h – Reunião dos sub-grupos da Rede UNIVERSITAS/BR

19h – Abertura oficial do evento

19h30 - Conferência de Abertura: Educação Superior: expansão, acesso e políticas de igualdade social. Professora Dra. Deise Mancebo - (UERJ) Coordenadora do Projeto de Pesquisa A Expansão da Educação Superior pós-LDB.

20h30 - Lançamentos de Livros.

Quinta-feira – dia 10/05

8h – Mesa 1 – Financiamento na expansão da educação superior. – Nelson Cardoso do Amaral (UFG); Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA);

9h – Mesa 2 – Organização Institucional e Acadêmica na expansão da Educação Superior. - Stella Cecília Duarte Segenreich (PUCRJ); Marília Costa Morosini (PUCRS); Maria Estela Dal’Pai Franco(UFRGS)

10h – Mesa 3 – Avaliação do acesso na expansão da Educação Superior. - Maria das Graças Medeiros Tavares (UFAL); Stela Maria Meneghel (FURB)

11h – Mesa 4 – Trabalho docente na expansão da Educação Superior. - Deise Mancebo (UERJ); João dos Reis Silva Júnior (UFSCAR).

14h – Mesa 5 – Acesso e Permanência na expansão da Educação Superior. - Mariluce Bittar (UCDB); Maria do Carmo de Lacerda Peixoto (UFMG).

15h – Mesa 6 – Produção do Conhecimento na expansão da Educação Superior. - Afrânio Mendes Catani (USP); Regina Maria Michelotto (UFPR).

19h - Mesa de Debate: Educação Superior e Educação do Campo:tensões e desafios na busca da igualdade social. - Maria do Socorro Xavier (UFPB); Monica Molina (UNB); Salomão Hage (UFPA).

Sexta-feira – dia 11/05

9h às 10h30 – Apresentação de trabalhos

10h30 às 11h – intervalo

11h30 às 13h – Apresentação de trabalhos

14h às 18h – Reunião Geral da rede UNIVERSITAS/BR

Contatos pelo telefone (83) 3578-8023.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias