Seminário da UFPB aborda vida e obra de José Simeão Leal

ImprimirImprimir

Evento, que está sendo realizado na Central de Aulas (CA) e na Estação das Artes (Altiplano), mostra acervo do artista plástico paraibano para pesquisas futuras

 

Prossegue até esta quinta-feira (6), na Central de Aulas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Estação das Artes, o Projeto José Simeão Leal – Gestão e Manutenção de Acervos e Arquivos em Artes Visuais, com o seminário “Arquivos Privados: Políticas e Realidades”. As inscrições podem ser feitas através do e-mail seminario.simeaoleal@gmail.com. A entrada é gratuita.

 

A exposição iconográfica (documentos, obras, fotografias, textos críticos do autor etc) está sendo realizada na Estação das Artes (anexo à Estação Ciência, no Altiplano Cabo Branco). O seminário em torno do Acervo e Arquivo José Simeão Leal envolve especialistas, professores e estudantes de áreas como Artes Visuais, História, Arquivologia e Ciência da Informação.

 

O projeto José Simeão Leal – Gestão e Manutenção de Acervos e Arquivos em Artes Visuais foi selecionado no Edital Conexão Artes Visuais 2012, da Funarte (MinC) e patrocínio da Petrobras, por meio do Fundo Nacional de Cultura.

 

José Simeão Leal (1908-1996), paraibano da cidade de Areia, foi administrador cultural, diplomata, jornalista, médico, colecionador e artista plástico. Entre 1947 e 1955 foi diretor do Serviço de Documentação do MEC, onde dirigiu e publicou as revistas Cultura e Arquivos, as coleções Cadernos de Cultura, Vidas Brasileiras, Letras e Artes, Teatro, além de outras publicações culturais.

 

Informações, acesse www.josesimeaoleal.com.br

 

Confira a programação:

Dia 5 – 19h

Local: Auditório Central de Aulas

Mesa 2: Arquivos Privados x políticas públicas realidade ou utopia

Participantes: Rosilene Paiva Marinho de Sousa / Julianne Teixeira e Silva (UFPB) / Zeny Duarte (UFBA) / Moderador e Debatedor: Carlos Xavier de Azevedo Netto (NDIHR/UFPB)

Objetivo: Discutir a configuração contemporânea que assume o Direito na relação público e privado para a temática dos arquivos, bem como as políticas públicas para a área dos arquivos privados.

Dia 6 – 19h

Local: Auditório Central de Aulas

Mesa 3: Arquivos Privados X Públicos: realidades e desafios

Participantes: Thais Catoira (UFPB) / Fabrícia Jordão / Dyogenes Chaves / Maria da Vitória Barbosa Lima / Moderadora e Debatedora: Manuela Maia (UEPB)

Objetivo: Discutir e apresentar a realidade dos Arquivos Paraibanos, considerando as condições de acesso, conservação e responsabilidade técnica, administrativa e pública.

 

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)
Compartilhar: