Seminário de Estudos Medievais acontece na UFPB

O Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba (PPGL/UFPB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) promovem nos dias 12, 13 e 14 de junho, no Campus I, o ”IV Seminário de Estudos Medievais na Paraíba”. O seminário tem parceria com os grupos Christine de Pizan da UFPB e Universidade de Brasília (UnB), bem como o Grupo de Pesquisa Estudos Literários Lusófonos e o Núcleo de Estudo e Pesquisa em Filosofia Medieval “Principium” da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

A quarta edição do seminário terá como tema “Utopias Medievais” e neste ano faz uma homenagem ao décimo aniversário do Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) da UFPB.

O evento tem por objetivo reunir em uma perspectiva transdisciplinar de teóricos que refletiram acerca da Utopia, como Ernst Bloch, Karl Mannheim, Paul Ricoeur, Hilário Franco Júnior, entre outros, e discutir o fenômeno utópico através de conferências, minicursos, mesas-redondas e sessões de comunicação.

“Nesta IV edição o evento vai discutir o cenário sombrio, de instabilidade política, retrocessos sociais e ameaça à liberdade em que a humanidade se encontra nessa segunda década do século XXI nos apela a pensarmos em outro projeto de sociedade, com mais justiça, humanidade e paz”, reflete o historiador e medievalista brasileiro, Hilário Franco Júnior.

Inspiradas na obra do medievalista brasileiro o evento vai propor os seguintes eixos temáticos: Utopia do amor: Fin Àmors; Utopia da autonomia: As Beguinas; Utopia da querelle des femmes: A Cidade das Damas; e Utopia e Novelas de Cavalaria.

O Seminário “Utopias Medievais” tem o apoio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL) e Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Universidade Federal da Paraíba e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, com sede em Lisboa.

O envio do resumo para sessões de comunicação ocorrerão até o dia 25 deste mês. Outras informações e detalhes no endereço eletrônico www.cchla.ufpb.br.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo