Seminário debate a inserção do ensino religioso na escola

Será realizado no auditório da reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus de João Pessoa, nesta quinta-feira (19), a partir das 8h, o “IV Seminário Paraibano sobre Ensino Religioso”. O seminário tem como tema: “Eu não nego ensino religioso na BNCC”.

O número de vagas é limitado, e as inscrições podem ser feitas pela página: http://plone.ufpb.br/sepaer. A inscrição é gratuita, mas os organizadores pedem aos interessados a colaboração com 2 quilos de alimentos não perecíveis, que serão revertidos numa Ação Solidária. Os participantes receberão certificado.

São objetivos do evento: possibilitar um amplo debate e aprofundamento sobre o Ensino Religioso (ER) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas interfaces com a sociedade; fazer um aprofundamento sobre o Ensino Religioso na atualidade, visando a sua consolidação enquanto área de conhecimento da Educação Básica e a sua inserção na proposta pedagógica da escola; possibilitar a partilha, a troca de conhecimento e de (con) vivências entre os educadores para um efetivo compromisso com o ER; articular ações conjuntas para a implementação da área do ER nas escolas, segundo a legislação vigente e de acordo com as orientações previstas na BNCC.

O encontro reúne pesquisadores, acadêmicos, professores, gestores e demais interessados em aprofundar os conhecimentos sobre o fenômeno religioso, a valorização da pluralidade e a diversidade cultural, o diálogo e o respeito na construção da autonomia e da cidadania e, sobretudo, o Ensino Religioso na BNCC.

Organizam o seminário: Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER-PB), Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões do Centro de Educação da UFPB (PPGCR/CE), Departamento de Ciências das Religiões, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação de João Pessoa, Grupo de Pesquisas Videlicet Religiões, União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e Sindicato dos Professores da UFPB (ADUFPB).

Mais informações pelo telefone: (83) 98692-2968; ou pelo correio eletrônico: fonaper.paraiba@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria