Seminário discute Invisibilidade e Contradições do Urbano

Evento, denominado de Urbicentos, acontecerá no Centro de Tecnologia da UFPB, CampusI, de 11 a 14 de dezembro; inscrições de resumos até segunda-feira (7)

A quarta edição do Seminário Internacional Urbicentros acontece no Centro de Tecnologia da UFPB, em João Pessoa, de11 a 14 de dezembro. O evento que este ano tem como tema “Invisibilidade e Contradições do Urbano” recebe inscrições de resumos expandidos e proposições de workshops até esta segunda-feira (7).

De acordo com o cronograma do seminário, a lista dos trabalhos selecionados será divulgada no dia 21 deste mês. Por outro lado, o dia 31 deste mês é a data limite para as pessoas reenviarem resumos expandidos destinados a ajustes e workshops para o e-mail urbicentros2013@gamial.com. O contingente com trabalhos selecionados tem até o dia 14 de novembro para inscrição com desconto.

O Urbicentros, em sua quarta edição, sugere que “a lógica de abandono, fragmentação, descontinuidade e exploração especulativa que se associam às invisibilidades e contradições do urbano, podem constituir objeto de reflexão para a compreensão e construção de um projeto democrático de cidade”. Esta, conforme material divulgado no portal www.ppgau.ufba.br/urbicentros/2013, é a ideia fundamental do seminário.

O Seminário integra as atividades do DINTER-CAPES (Doutorado Interinstitucional), que envolve os programas de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo das Universidades Federais da Bahia e da Paraíba (UFBA e UFPB), contando com o apoio de iniciativas semelhantes da região Nordeste.

Além da colaboração do Programa de Pós-Graduação Capes Dinter da  Universidades  Federais da Paraíba e Bahia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo  da UFPB,  Portal Vitrivius,  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o evento internacional conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UFPB,  Portal Vitrivius, e da L21 Latitude 21 Image Solutions.

Os participantes também serão envolvidos em atividades culturais, através de uma programação de saraus. Nesse aspecto, o apoio vem do Portal Vitruvius e da L21-Latitude 21 Image Solutions. Confira, a seguir, a programação do I Seminário Internacional Urbicentros.

Outras informações e detalhes do Urbicentros podem ser conferidos no endereço www.ppgau.ufba.br/urbicentros/2013, envie e-mail para urbicentros2013@gmail.comou faça contato com um destes telefones: (83) 8611-6530 (Oi), 9645-4400 (Tim) ou 9349-4028 (Claro). No Facebook, acompanhe URBICENTROS#4.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo