Seminário em Educação discute avaliação educacional

A décima edição do seminário, que está programado para o período de 22 a 25 de maio no Campus do Litoral Norte, é promovida pelo Curso de Pedagogia

A décima Edição do Seminário Temático em Educação acontecerá no período de 22 a 25 de maio numa promoção do Curso de Pedagogia e dos professores do Departamento de Educação. O evento acontecerá no Campus IV (Litoral Norte), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Mamanguape, com o tema: “Avaliação Educacional

Nesta edição, o seminário contará com treze Grupos de Trabalho que pretendem fomentar o debate de ideias, trocas de experiências e formulação de novos objetivos, voltados para os seguintes temas: GT1 - Avaliar, Planejar e Intervir – momentos riquíssimos e únicos para a prática pedagógica bem sucedida; GT2 - Avaliação da aprendizagem em um enfoque psicológico da educação; GT3 - O que (re)prova o “Prova Brasil”? Entre a necessidade e a exigência; GT4 - A avaliação em perspectiva histórico-sociológica; GT5 - Avaliação: etapa essencial na vida e no cotidiano escolar; GT6 - Projeto: compreender como é concebida a avaliação educacional no ensino das ciências naturais e tecnológicas nos anos iniciais do ensino fundamental; GT7 - A avaliação da aprendizagem e a inclusão das crianças deficientes; GT8 - A Avaliação do Currículo: percepções, tensões e práticas cotidianas; GT9 - Avaliação educacional: perspectivas, desafios e alternativas; GT10 - Avaliação: exclusão ou inclusão educacional?  GT11 - Educação do campo e avaliação educacional; GT12 - Avaliação das aprendizagens na educação de jovens e adultos: conceitos e práticas; GT13 - Avaliação na perspectiva de uma práxis transformadora.

A abertura do Seminário será na terça-feira, dia 22/05/2012, às 17h, com a Chegança Cultural saindo da Praça Sem Fim, em Mamanguape, com destino ao Campus da UFPB. Às 19h, credenciamento e, em seguida, às 20h30, Palestra “A Arte do Conhecimento Transforma: Avaliação Educacional”, no auditório do Campus IV- Mamanguape.

As atividades da quarta-feira dia 23/05/2012 e quinta-feira dia 24/05/2012 começam às 19h30 nas salas de aulas do Campus, com apresentações dos grupos de trabalhos, por meio de comunicações orais, oficinas pedagógicas, vivências teórico-práticas de temáticas avaliativas.

Na sexta-feira dia 25/05/2012, o evento prossegue às 19h30, no auditório, com a entrega do prêmio “Educador que faz a diferença”. Esta programação está direcionada aos professores da rede pública que se destacaram com projeto educativo, encerrando-se o evento com a entrega de certificados.

Outras informações no Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), no telefone (83) 3292-2004.

Agência de Notícias da UFPB - Com informações o CCAE