Seminário faz abordagem multidisciplinar na Oncologia

O seminário do CCS, nesta sexta e sábado, tem por objetivo discutir, com os professores, estudantes e técnico-administrativos, a temática da Oncologia

O I Seminário de Oncologia do Centro de Ciências da Saúde, cujo tema é ”Abordagem Multidisciplinar na Oncologia”, acontece nesta sexta-feira (22) e sábado (23), no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Campus I da UFPB. No seminário, ocorrerão palestras dividias em módulos que abordarão a Oncologia.

Idealizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o seminário tem por objetivo discutir, com os docentes, discentes e técnicos administrativos da Universidade, a temática da Oncologia.

Aberto à comunidade acadêmica e profissionais, as palestras ocorrerão no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS) no Campus I. No primeiro dia o módulo 1 vai abordar o tema “Aspectos conceituais, fisiopatologia e diagnóstico na Oncologia”. O Dr. Eleonidas  Moura Lima será a responsável pela palestra inaugural “Oncogêneses e Marcadores terapêuticos”, cuja abertura será no dia 22, às 9h30, no auditório do CCS.

A programação da manhã continua às 10h, no módulo 1,  com o tema “Testes preditivos para o câncer: aspectos citológicos” com a Dra. Maria Salete Trigueiro de Araújo, professora da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

As atividades continuarão na parte da tarde, no módulo 2, com o tema  “Abordagem Multiprofissional na Oncologia”. De 14h às 17h, ocorrerá a mesa redonda “O papel do médico, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo na oncologia”  com os palestrantes Pamela Rodrigues Martins Lins, professora do Departamento de Nurtrição da UFPB; Isabelle Pimentel Gomes do Departamento de Enfermagem e Saúde Pública e Psiquiatria da UFPB; Rosana de Alvarenga Psicóloga do Hospital Napoleão Laureano e Elma Heitmann Mares Azevedo professora do Departamento de Fonoaudiologia da UFPB.

As atividades continuam no dia seguinte com o módulo 3 e o tema “O papel do farmacêutico na Oncologia”. A palestra “Farmacodinâmica da quimioterapia antineoplástica clássica” às 8h, com a Dra. Marianna Vieira Sobral Castello Branco, professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal da Paraíba.

A última palestra, no sábado (23), às 9h30, “Manipulação de quimioterápicos: boas práticas e biossegurança” será comandada pelo Farmacêutico, Jadson Gomes Dantas do Hospital Napoleão Laureano.

Informações e esclarecimentos na sede do PET-FARMÁCIA no Centro de Ciências da Saúde no Campus de João pessoa ou pele telefone (83) 3216-7307 ou ainda no endereço eletrônico www.petfarmaciaufpb.com.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo