Seminário mostra experiências e pesquisas da extensão popular

ImprimirImprimir

“Encontros de saberes e construção de processos emancipatórios” é o tema do “III Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular (SENAPOP)” que será realizado de 16 a 19 de novembro no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia 31 deste mês.

 

O III SENAPOP tem como objetivo aprofundar diálogos teóricos em Extensão Popular, a partir das iniciativas, experiências e pesquisas desenvolvidas nos diversos espaços de sua realização. Para tanto, a programação visa entre outros elementos: promover o debate teórico sobre a Pesquisa em Extensão Popular; contribuir para o aprofundamento do debate teórico no cotidiano das práticas de Extensão Popular e sua interface com os movimentos sociais populares; destacar as metodologias e práticas em desenvolvimento nas experiências de Extensão Popular; e conhecer as diversas modalidades de sistematização das experiências  em Extensão Popular.

 

É uma iniciativa idealizada e coordenada pelo Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) e pela Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), com o apoio do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR) e do Programa de Extensão PINAB – Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica. Tem ainda o apoio da Incubadora de Economia Solidária da UFPB, bem como do Programa Vivências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS (VEPOP-SUS).

 

O EXTELAR compõe o NUPLAR, o qual está institucionalmente vinculado à Coordenação de Educação Popular (COEP) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da UFPB. Por sua vez, o PINAB está vinculado ao Departamento de Nutrição/CCS e ao Departamento de Promoção da Saúde/CCM da UFPB.

 

O VEPOP-SUS é um programa de apoio às experiências de Extensão em Educação Popular e Saúde no SUS, particularmente aquelas pautadas pelo mergulho na realidade das classes populares e das comunidades que sofrem com exclusão social. É uma ação construída no contexto do Eixo de Formação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS, gestada pela ANEPOP em comunhão com a Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e o Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS) do Ministério da Saúde, através de convênio firmado com a UFPB por meio do Departamento de Promoção da Saúde.

 

A inscrição deve ser feita através do formulário Online encontrado neste sítio eletrônico:

http://goo.gl/forms/2RTrUSegsgLwCX5d2.

 

Para mais informações acesse: http://senapop.blogspot.com.br/2016/05/comece-se-prepara-para-o-senapop.html.

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria
Compartilhar: