Seminário Nacional de Educação discute ODS e experiências pedagógicas

ImprimirImprimir

Disseminar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030 da ONU por meio da Educação. Esse é o objetivo principal da parceria firmada entre Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Instituto Alpargatas (IA).

 

Para celebrar a finalização de mais um ano de atividades, o IA realizou, na terça (28), a 15ª edição do Seminário Nacional de Educação, com o tema Esporte, Cultura Popular e uma nova identidade pedagógica na escola pública, no Teatro Pedra do Reino do Centro de Convenções de João Pessoa. O evento reuniu representantes do governo estadual, gestores, técnicos, professores e voluntários envolvidos nos programas Educação pelo Esporte e Educação pela Cultura, desenvolvidos pelo IA, desde 2003, em 11 municípios mineiros, pernambucanos e paraibanos. A UFPB foi representada pela pró-reitora de graduação Ariane Sá.

 

Na programação da manhã, os ODS foram discutidos em um painel. Participaram, pelo PNUD, a oficial Ieva Lazarevicieute; pela Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Municipal da Paraíba, o secretário Buba Germano; e, pela UFPB, o coordenador do Departamento de Relações Internacionais, professor Henrique Menezes. A mediação foi feita pela consultora do PNUD para o Projeto ODS, Inalda Béder, e pelo diretor-executivo do IA, Berivaldo Araújo (ambos na foto principal).

 

De tarde, palestras e apresentações trataram sobre esporte e cultura na perspectiva da educação de crianças e jovens de escolas públicas, experiências de sucesso, práticas pedagógicas e formação de educadores. Para reconhecer e motivar atitudes transformadoras, foram entregues premiações a alunos, professores e gestores.

 

O prêmio Aluno Nota 10 foi disputado entre estudantes de 5º ao 9º ano, selecionados pelas secretarias de educação dos municípios participantes, por meio de um concurso de redação, com o tema “Transformando nosso Mundo em um Planeta Nota 10”. Foram homenageados, também, o Professor Nota 10 e a Gestão Nota 10, em reconhecimento às iniciativas desenvolvidas por profissionais de Educação Física e gestores escolares que fazem parte do Programa Educação pelo Esporte. Ao todo, foram indicados 116 professores e 163 gestores. O professor Henrique Menezes representou a UFPB na composição da banca que selecionou os ganhadores.

 

 

Parceria

 

Desde o final de 2016, a UFPB promove, por meio da parceria com o IA e o PNUD, a formação de professores da rede pública municipal sobre os ODS, no que se refere às cidades paraibanas que integram os programas. Henrique Menezes é o coordenador da iniciativa na UFPB. “A capacitação é realizada para que os professores possam replicar os conteúdos sobre os ODS para seus alunos e envolvê-los nos projetos desenvolvidos nas escolas”, explicou o professor.

 

No evento, o diretor-executivo do IA, Berivaldo Araújo, enalteceu a parceria realizada com a UFPB. “A universidade é a melhor forma de articular o conhecimento, dando qualidade aos projetos desenvolvidos”, afirmou. Para ele, os resultados apresentados nesse ano foram grandiosos. "Ficamos surpresos com a qualidade, tanto do que foi desenvolvido pelos professores quanto pela gestão”, elogiou.

 

 

Convite

 

Em visita à UFPB, no dia anterior ao evento, a representante do PNUD, Inalda Béder, convidou a reitora Margareth Diniz para o 15º Seminário Nacional de Educação.

 

Para a consultora, “a UFPB tem se destacado não só pela produção de conhecimento, mas pela parceria com outras instituições”. Além da Paraíba, o projeto gerenciado pelo IA também é desenvolvido em Pernambuco e Minas Gerais, atingindo 120 mil alunos de 409 escolas públicas.

 

“Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas metas são prioridade para nós e estamos muito felizes com os frutos que já começamos a colher”, afirmou a reitora Margareth Diniz, na ocasião.

 

No registro fotográfico da visita, à partir da esquerda, o pró-reitor de pesquisa da UFPB Isac Medeiros, a reitora Margareth Diniz, a consultora do PNUD Inalda Béder e o pró-reitor de promoção e assistência estudantil da UFPB João Wandemberg.

Fonte: 
ACS | Lis Lemos e Rita Ferreira
Compartilhar: