Seminário no Campus I debate Trabalho e Desenvolvimento

Realização do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho acontece desta quarta (24) até sexta (26), no auditório 411 do CCHLA

O Seminário“Trabalho, Territórios Produtivos e uma nova agenda do Desenvolvimento”, ocorre desta quarta-feira (24) até sexta-feira (26), no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA), em João Pessoa - CampusI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O evento, uma iniciativa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Trabalho (Laept) vinculado à UFPB, está sendo organizado pelos professores Roberto Véras de Oliveira (UFPB) e José Ricardo Ramalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas (TDEPP) - UFCG/CNPq.

De acordo com os organizadores: “Os principais estudos brasileiros nos campos da Sociologia e da Economia do Trabalho sempre estiveram ligados à questão do desenvolvimento, em diálogo com a bibliografia internacional e particularmente latino-americana, por meio de abordagens sobre os processos de industrialização, de urbanização, de modernização. Na medida em que o tema do desenvolvimento volta à cena em função de novas situações econômicas e sociais (internas e externas), nos perguntamos com relação ao tema do trabalho: não seria o caso de associá-lo e pensá-lo à luz desse novo contexto?”

Para reunir reflexões de diferentes pontos de vista e perspectivas que abordem essa questão, a programação do evento contará com a presença de pesquisadores de instituições acadêmicas brasileiras como as Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ), Fluminense (UFF), UFPB, Campina Grande (UFCG), Maranhão (UFMA) e Pará (UFPA), que nos últimos anos vêm se dedicando aos temas do Trabalho, Políticas Sociais, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Uma das conferências será com a socióloga Anete Ivo que vai buscar historicizar contextos que reorientaram a noção de desenvolvimento, no Brasil, desde os anos 30-80, passando pelo ajuste neoliberal dos anos 90, até inflexões atuais que indagam se o novo intervencionismo massivo e estratégico do Estado em políticas sociais para os mais pobres aponta para um novo modelo de desenvolvimento. A análise apresenta inflexões do modelo cepalino de 50-60 e tenta priorizar dimensões sociais na mediação das contradições entre a economia, a política e o institucional.

Anete Ivo

Doutora em Sociologia (UFPE), com Mestrado e Bacharelado em Ciências Sociais (UFBA). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação Ciências Sociais da UFBA, pesquisadora do CRH/UFBA e professora colaboradora do mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSal ).

É lider do Grupo de Pesquisa do CNPq "Espaço, poder e desigualdades sociais" e integra a rede de pesquisadores latino-americanos sobre Pobreza y Politicas Sociales (CLACSO), desde 2004. Ganhou concurso internacional de pesquisadores seniores da América Latina (Buenos Aires, CLACSO- ASDI, 1998), que resultou no livro "Metamorfose da questão democrática... (Buenos Aires: CLACSO, 2001). Foi uma das criadoras do CADERNO CRH e sua Editora científica entre 1995 2012, tendo editado 40 números desta revista. Atua como consultora de inúmeros periódicos brasileiros e estrangeiros (International Sociology e Estudios Sociologicos) e de agências de fomento no Brasil e no exterior (Agence Nationale de Recherche de France; Comisión Sectorial de Investigación Científica- Uruguay; Comparative Research Programme on Poverty; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales).

É autora de livros e artigos de Sociologia, publicados no Brasil, Argentina, França, Inglaterra, Estados Unidos, Noruega, México e Portugal, nas temáticas: modernidade e questão social; pobreza, desigualdades e políticas sociais na América Latina; Espaço público e ação coletiva (governance). Dedicou-se, também, aos estudos agrários; Estado e movimentos sociais; Desenvolvimento local e estudos de Ensino Superior.

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7676.

Confira a programação aqui

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria