Seminário sobre sustentabilidade na gestão urbana acontece no Campus I

Numa parceria da Baobá Práticas Sustentáveis e do Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDEB) será realizado, na UFPB, o seminário: “Estruturação da Rede de Monitoramento Cidadão de João Pessoa”. O seminário acontece nesta quinta-feira (17), a partir das 14h, no auditório azul do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus I.

São objetivos do seminário: promover a troca de experiências com as iniciativas de controle social, participação cidadã e busca pela transparência já existentes na cidade; explorar a possibilidade de articulação e convergência das agendas das iniciativas existentes; e dialogar sobre a importância e a forma de se consolidar uma Rede de Monitoramento Cidadão autônoma e independente.

CES

Com o objetivo de fortalecer o tema sustentabilidade no planejamento e na gestão urbana, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou em 2010 a Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis (CES), focada em cidades médias de crescimento acelerado na região da América Latina e Caribe. A Plataforma se apoia em uma metodologia que oferece indicadores e estratégias para definir linhas de ação prioritárias em uma abordagem multidisciplinar que procura integrar a sustentabilidade nas perspectivas ambiental, territorial urbano e fiscal.

Em sua fase piloto, a metodologia foi aplicada em Goiânia e posteriormente, com o apoio da Caixa Econômica Federal, em outras quatro cidades: João Pessoa, Palmas (TO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Atualmente, a metodologia também está sendo aplicada em Três Lagoas (MG) com o apoio do Instituto Votorantim. A aplicação da metodologia nesses municípios produziu, para cada um deles, um Plano de Ação de longo prazo, com uma série de ações que buscam orientar o desenvolvimento do município para a sustentabilidade.

Neste momento, a CES está se concentrando na criação de mecanismos de monitoramento cidadão sobre o poder público municipal no que tange à implementação dessas ações. O monitoramento cidadão será realizado por uma rede composta pela sociedade civil, academia, imprensa e setor produtivo, a qual irá não apenas observar as ações do governo e monitorar a evolução dos indicadores da CES do município, mas também propor projetos e ações que melhorem o desempenho do município e a vida da população.

Baobá – Práticas Sustentáveis

Agência Executora responsável pela criação das redes nos municípios participantes, iniciou em agosto de 2016 nas cidades CES com o apoio da CAIXA, por meio do Fundo Socioambiental, uma série de reuniões com organizações da sociedade civil para apresentar o Projeto Rede de Monitoramento Cidadão. Como fruto dessas reuniões, a Baobá organiza esse Seminário para estruturar a rede, convidando para isso todas as organizações que foram consultadas e outras interessadas no tema da sustentabilidade na cidade.

Mais informações na página: www.baobasustentabilidade.eco.br; ou no facebook: www.facebook.com/baobasustentabilidade.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria