Servidora do Campus I recebe Prêmio Literarte de Cultura

A outorga homenageia o talento daqueles que produziram obras de estimado valor cultural; a entrega acontece nesta sexta-feira (17), em Foz do Iguaçu, Paraná

A psicóloga, escritora e coordenadora do Projeto Qualidade de Vida e do Projeto Intercâmbio Cultural entre a Paraíba Brasil e outros Países na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Josenice Alcoforado de Mendonça (Jô Mendonça), recebe nesta sexta-feira (17), no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu, Paraná, o PrêmioLiterarte de Cultura 2013, Categoria Ativismo Cultural.

A outorga é uma homenagem celebrando o talento daqueles que se destacaram, brilharam e produziram obras de estimado valor à cultura do nosso país durante o ano 2012 no cenário cultural com o objetivo de reconhecer e trazer a público as melhores iniciativas culturais.

Jô Mendonça, que também é poeta, artística plástica, atriz, cantora, compositora, e coordenadora desses dois projetos, vem utilizando a arte como forma de transformação social e cultural em todas as formas de expressões publicando e divulgando talentos brasileiros, entre eles os paraibanos Ana Amélia Guimarães, Tarcísio Fagundes, Ricardo Moreira, Valéria Montenegro, Osman Matos, Paulo César Cabral e Neide Medeiros Santos.

Os premiados são previamente escolhidos pelos conselheiros da Literarte, além de serem indicados por grandes líderes, editoras, jornalistas e críticos que estão de olho no crescimento artístico do país. Serão homenageados representantes e participantes das categorias: Literatura, Artes Plásticas, Ativismo Cultural e Revelação Literária.

O evento terá a cobertura jornalística do Programa de TV “Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal” (Web-TV) e do Portal Click Foz, além de outras mídias impressas e da Internet.

Durante a entrega do prêmio, Jô Mendonça lançará os livros “Brasileiros em Verso e Prosa”, “Brésiliens en Vers et en Prose” (ambos publicadas pela Editora Universitária/UFPB), A Beleza Poética dos Opostos e o seu primeiro livro infantil “O Voo da Águia” (Intercâmbio Cultural). Ela também participará de 17 a 19 de maio, no Foyer Hotel Bella Itália, de uma exposição de artes plásticas e sarau poético, onde fará um performance poética.

De 16 a 20 de maio, o Projeto de Intercâmbio Cultural entre a Paraíba, Brasil e outros Países da UFPB, em parceria com a Associação Cultural Internacional Mandala (ACIMA), participa do Salão Internacional do Livro e do Internacional Book Forum (IBF), em Torino, Itália, com os livros “Brasileiros em Verso e Prosa”, “Brésiliens en Vers et en Prose, e ‘Conto porque Conto”(editora UFPB), A Beleza Poética dos Opostos, “O Voo da Águia”, Jeux de Mots en Poésie e Expressões: Literatura Contemporânea Brasileira (Editora Literarte).

Mais informações a respeito do assunto podem ser obtidas pelo (83) 9302-2992 e email: intercambioculturalentrepaises@yahoo.com.br.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral