Servidores da UFPB paralisam atividades por dois dias

Movimento dos técnicos-administrativos fazem Assembleia e se mantém paralisados até a quinta-feira (10), dentro de um plano de mobilização nacional

Técnico-administrativos em educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) devem participar nestas quarta (9) e quinta-feira (10), da mobilização nacional de 48 horas com a realização de uma  assembléia geral no Centro de Vivência às 10h, e que definirá as formas de mobilização do dia seguinte.

A assembléia vai discutir a aprovação da Lei 12.618/12, que institui a Fundação de Previdência Complementar, e seus  reflexos na aposentadoria do Servidor Público Federal – FRUNPRESP, Política de arrocho salarial do Governo para os Servidores Públicos Federais e a necessidade de unificar a luta a nível nacional.

A mobilização permanente organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB) e a Federação dos Servidores das Universidades Brasileira (FASUBRA) tem como objetivo fortalecer o movimento dos trabalhadores das universidades públicas brasileiras  e demais servidores públicos para enfrentar o arrocho salarial implantado pelo Governo Federal, que até o momento tem sido de reajuste zero para os servidores.

Segundo Severino Ramos, tesoureiro do SINTESPB , o  evento tem mobilizado todos os sindicatos da base da Fasubra Sindical, que devem estar trabalhando para participar da marcha que a entidade deve realizar para forçar o Governo a rever o Acordo da Greve de 2007 e conceder reajuste.

Os trabalhadores das universidades brasileiras integram a Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais que têm encontrado dificuldades para avançar nas negociações da pauta conjunta da campanha, principalmente no que tange a reajuste salarial e valorização dos benefícios. O Governo vem sinalizando muito de leve com a elevação de benefícios, mas somente para 2013, o que não tem agradado o funcionalismo.

Na avaliação das entidades sobre a reunião do dia 24/4 com a SRT, o governo não tem variado o discurso para tentar ganhar tempo dizendo aos sindicalistas que só apresenta pauta na mesa conjunta, e na mesa conjunta argumentando que só apresentará proposta nas mesas específicas.

Diante disso, o Fórum chegou à conclusão de que apenas uma greve unificada pode surtir o efeito de provocar o governo a apresentar uma proposta concreta ao funcionalismo.

Como encaminhamentos, foi retirado que o Fórum dos Servidores Públicos Federais, do qual a FASUBRA participa, deve elaborar uma proposta melhor de reposição e correção das carreiras com agendamento de futura reunião dia 16 de maio.

A Direção Nacional da Fasubra, em cumprimento à demanda do Fórum, orienta os sindicatos da base para se articularem no sentido de criar o  Fórum de Lutas Estaduais (onde ainda não há), e a fortalecer os existentes. Também pede atenção ao calendário de atividades que é a baliza dos servidores:

Dia 17/05: Caravanas à Brasília

Dia 30/05: Prazo final para que o governo apresente ao conjunto dos servidores proposta concreta de valorização salarial

Dia 05/06: Caravana à Brasília do conjunto dos trabalhadores do Serviço Público Federal, com Plenária do Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais (SPF`s)

Dia 11/06: Indicativo de Greve Nacional do funcionalismo

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo