Setembro Verde: UFPB realiza atividades no Mês da Pessoa com Deficiência

Com o mote “Qual é o meu Papel?”, o Comitê de Inclusão e Acessibilidade (CIA/UFPB) realizou uma caminhada pelo Campus I, na manhã da quinta, 21 de setembro, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

O evento é parte da programação do Setembro Verde - Mês da Pessoa com Deficiência - e contou com a presença de estudantes, técnico-administrativos e docentes. O intuito foi chamar a atenção da comunidade universitária para as demandas das pessoas com deficiência na UFPB.

A coordenadora do CIA, Andreza Polia, afirma que o objetivo das atividades é explicar para os membros da comunidade universitária quais as ações e o papel do Comitê. “Nos últimos anos, fazíamos palestras em que apenas a comunidade envolvida participava. Este ano, decidimos ir a todos os centros, fazer uma caminhada para dar visibilidade, fazer barulho, convidar todos para participarem do processo de inclusão na UFPB”.

A abertura da caminhada ocorreu no hall do prédio da reitoria, com a participação da Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba. A reitora Margareth Diniz ressaltou o trabalho realizado pelo Comitê e a importância de uma atividade que chame a atenção das pessoas que trabalham e estudam na UFPB. “Vivemos um momento de muitas dificuldades para educação superior brasileira, mas iniciativas extraordinárias como essa do CIA nos lembram que é possível sempre fazer uma universidade inclusiva para todos”, destacou a reitora.

Atividades

Uma das demandas apresentadas pelos alunos com deficiência físico-motora e visual se refere aos motoristas que estacionam os carros em locais indevidos, como as vagas reservadas e faixas de pedestre, ou que bloqueiam as rampas de acesso e pisos táteis. Para lidar com esses problemas dentro da universidade, o Comitê instituiu as multas morais. “Essas multas têm um caráter educativo, para chamar a atenção do condutor que está infringindo as leis e desrespeitando os direitos das pessoas com deficiência”, explica Andreza.

Além das barreiras físicas, a coordenadora do CIA relata que há uma dificuldade por parte dos docentes de incluir adaptações didático-metodológicas em suas aulas para esses alunos, o que será discutido em oficinas para os professores, previstas para essa semana.

O CIA/UFPB vem promovendo ações voltadas ao Setembro Verde desde o dia 11, realizadas por alunos apoiadores, estagiários do Comitê e professores, de maneira descentralizada, contemplando todos os Centros de Ensino. Os próximos dias serão dedicados às ações pedagógicas, com a seguinte programação de oficinas, no Campus I da UFPB:

25 de setembro
Vivendo com Acessibilidade (manhã e tarde)
Auditório do CT

26 de setembro
Práticas Psicopedagógicas Inclusivas (tarde)
Auditório 211 do CCSA

27 de setembro
Perspectivas e Possibilidades da Inclusão no Ensino Superior: Orientações para os docentes (tarde)

28 de setembro
Gertrudes, a Bengala Falante (tarde)

29 de setembro
Introdução a Língua Brasileira de Sinais - Libras (tarde)
Auditório Azul do CCSA

29 de setembro
Introdução ao Braille - Revisores (tarde)
Cedesp

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216-7973 ou na página web do CIA.

ACS | Lis Lemos