Setenta e seis cursos da UFPB têm vagas na segunda edição do Sisu

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibilizou vagas, em diversos cursos de graduação, para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). São 684 vagas em 76 cursos de graduação, distribuídos pelos Campi de João Pessoa, Areia, Bananeiras e Litoral Norte (Mamanguape e Rio Tinto). As inscrições serão realizadas até às 23h59 desta quinta-feira, dia 2 de junho, no endereço do Sisu.

Só pode se inscrever o estudante que participou da edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tirou nota acima de zero na prova de redação. As inscrições, gratuitas, serão feitas pelo site http://sisu.mec.gov.br .

Pelo site, no endereço http://sisu.mec.gov.br/cursos é possível realizar a busca pelas vagas, filtrando por município, instituição ou curso. Nesta edição, dos 76 cursos que oferecem vagas na UFPB os destaques são: Ecologia com 41 oportunidades, em Rio Tinto; Pedagogia – Educação do Campo, em João Pessoa, com 35 vagas; Ciência da Computação, em Rio Tinto, com 28 vagas; Agroindústria, em Bananeiras, e Secretário Executivo Bilíngue, em Mamanguape, com 27 reservas.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas a ações afirmativas.  Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

O resultado da única chamada será divulgado no dia 6 de junho de 2016 na página do Sisu, e na UFPB no endereço www.prg.ufpb.br. O aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição selecionada na chamada regular nos dias 10, 13 e 14 de junho de 2016. Há ainda a possibilidade de os participantes, que não foram convocados para sua primeira opção, participarem da lista de espera.

Entenda o Sisu
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o meio utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar novos estudantes de cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Há ainda instituições estaduais e municipais que aderem ao processo. O sistema usa as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para determinar quais candidatos terão direito às vagas.

Quem pode participar?
Os estudantes que fizeram o Enem e que tenham obtido nota acima de zero na redação poderão se inscrever no Sisu. As duas edições do Sisu de um determinado ano sempre utilizam os dados do Enem do ano anterior. Por exemplo, nos Sisu de 2016, valem apenas as notas do Enem 2015.

Como funciona o Sisu?
O Sisu ocorre em duas edições em cada ano. O MEC determina um período de inscrições durante o qual o candidato pode inscrever-se em até dois cursos ofertados pelas universidades participantes (primeira e segunda opção).

Outras informações e esclarecimentos como também acesso à lista dos 76 cursos com vagas na UFPB no endereço eletrônico:  http://sisu.mec.gov.br/cursos?tipo=ies&valor=579.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo