Simpósios nacional e internacional discutem Geografia Agrária

O objetivo central é discutir a questão agrária e os conflitos pela água no mundo, dando ênfase nas disputas territoriais que têm como palco a América Latina

“A Questão Agrária no Século XXI: Escalas, Dinâmicas e Conflitos Territoriais” é o tema principal de três eventos do SINGA que irão acontecer simultaneamente em João Pessoa: VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária, VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária e a Primeira Jornada de Geografia das Águas. Os eventos irão movimentar a capital Paraibana de 22 a 26 de setembro no Campus I da UFPB.

O objetivo central desses três eventos é discutir a questão agrária e os conflitos pela água no mundo, dando ênfase nas disputas territoriais que têm como palco a América Latina. Para isso foram convidados representantes dos movimentos sociais e intelectuais de diversos países que possuem atuação política e pesquisas sobre a temática geral do evento.

Conferência de abertura, mesa-redonda, trabalhos de campo e plenária final fazem parte da programação dos encontros, buscando ajudar a trajetória de debates e de produção de conhecimento a respeito das transformações que tiveram lugar no espaço rural brasileiro e mundial nas últimas décadas.

Os interessados em submeter trabalhos devem ficar atentos ao prazo, que se encerra em 30 de junho. As inscrições podem ser realizadas durante o evento e por meio do endereço eletrônico http://www.geociencias.ufpb.br/singa2013/#ld.

A realização dos encontros é da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), UNESCO e Universidade Estadual de São Paulo (UNESP).

Voltado para alunos de graduação, de pós-graduação, professores do ensino fundamental e médio, professores universitários e demais profissionais, os dois simpósios serão realizados pela primeira vez no Nordeste graças ao desempenho de pesquisadores e professores das Universidades Federal da Paraíba e de Pernambuco que, durante evento realizado no ano de 2012 em Belém do Pará, decidiram comemorar em 2013 os 50 anos das Ligas Camponesas.

Jornada de Geografia

Completando a programação, será realizada no SINGA 2013 a I Jornada de Geografia das Águas com o objetivo de organizar um grupo de trabalho que reúna pesquisadores que estão desenvolvendo investigações sobre o tema gestão e conflitos pela água no mundo.

Outras informações e esclarecimentos sobre os simpósios pelo telefone (83) 3216-7452 – ramal 52 ou pelo e-mail singa2013ufpb@gmail.com.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo