Concerto no Centro de Vivência da UFPB, nesta sexta-feira, terá choros de Severino Araújo, Waldir Azevedo e Pixinguinha
Em homenagem antecipada ao Dia Nacional do Choro, que vai transcorrer na segunda-feira (23), a Banda Sinfônica José Siqueira fará nesta sexta-feira (20) um concerto com um repertório quase todo de chorinho.
De acordo com o maestro, Sandoval Moreno, que é professor do Departamento de Música da UFPB, o concerto será realizado no Centro de Vivência do Campus I, a partir das 11 horas. A Banda Sinfônica José Siqueira vai tocar choros de Severino Araújo (maestro aposentado da Orquestra Tabajara), Waldir Azevedo, o maior ícone do cavaquinho brasileiro, e o genial Pixinguinha.
A Banda Sinfônica José Siqueira foi criada em 1986, no Departamento de Música da UFPB, com o objetivo de promover o desenvolvimento dos alunos de sopro e percussão por meio da prática instrumental de conjunto. Na sua programação de concerto tem dado ênfase ao repertório brasileiro e o tradicional de banda sinfônica.
De acordo com o coordenador e regente titular, Sandoval Moreno, a “Big Banda”, ou “Grande Banda”, foi muito popular no Brasil dos anos 20 aos 50, período que ficou conhecido como Era do Swing. “No Brasil esse tipo de banda fez muito sucesso nos anos 70. Depois de mais de 20 anos sem novidades, esses grupos estão voltando à cena”, relatou.