SOBRE NOTA ASSINADA PELA ADUFPB, SINTESPB E DCE

Sobre a “Nota de Repúdio” assinada pela ADUFPB, SINTESP e DCE, além de outras entidades, a Administração Central da UFPB esclarece e manifesta seguinte opinião:

1.       A reunião em que a adesão do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) não foi, como a nota afirma, “antidemocrática, autoritária e desrespeitosa”, já que o Conselho Universitário, a quem cabe analisar e votar a proposta, foi convocado no prazo regimental e reuniu-se na data e hora marcadas (às 9 horas do dia 30 de abril), com a sala de reuniões da SODS aberta ao público e à imprensa;

2.       “Antidemocrática, autoritária e desrespeitosa” foi a maneira como se comportou o grupo – não muito maior que o total de conselheiros – que invadiu a sala da SODS e tentou impedir à força o livre transcorrer da reunião, utilizando-se de instrumentos de som, gritos histéricos, ataques verbais desrespeitosos à reitora Margareth Diniz, a seus assessores e a diversos conselheiros. Até mesmo a energia da sala foi cortada.

3.       Consideramos que essas atitudes são inadmissíveis para quem preza pela democracia, pelo respeito às instituições representativas de nossa comunidade e, mais do que isso, às opiniões divergentes. É no mínimo paradoxal que, quem assim age, critique qualquer ação que julgue “antidemocrática, autoritária e desrespeitosa”. Trata-se de uma inversão de valores.

4.       Em razão do ocorrido, a Reitora Margareth Diniz suspendeu a reunião do CONSUNI e transferiu sua realização para a sala do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), quando, com dois votos contrários e 30 favoráveis, a proposta de adesão do HULW à EBSERH foi aprovada, não restando dúvidas, portanto, a respeito da vontade da maioria.

5.       Por fim, cabe registrar que esta administração não aceita e não aceitará, em nenhuma hipótese, que a vontade da comunidade da UFPB se submeta a uma minoria que, incapaz de defender suas posições com argumentos, tenta impedir, pelo uso da força, a livre manifestação do CONSUNI ou de qualquer outra instância decisória da UFPB.

03 de maio de 2013

Gabinete da Reitora

para ver vídeo resumo da reunião Consuni clicar no link: