Sociologia da UFPB abre inscrições para mestrado e doutorado

Será de 2 a 13 de agosto, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria do PPGS bloco 5, no CCHLA, Campus de João Pessoa

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB) lançou edital abrindo o período de inscrições para o processo seletivo com vistas à admissão aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Sociologia, conforme Projeto de Capacitação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação desta Universidade do Plano De Capacitação e Qualificação dos Servidores da UFPB Pqi-Tec 2013.

As inscrições se destinam a servidores e docentes da Universidade Federal da Paraíba. O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), credenciado e reconhecido pela CAPES e CNPq, oferece os cursos de Mestrado e Doutorado em Sociologia e está vinculado ao Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHLA) da UFPB, em João Pessoa.

O PPGS tem como objetivo preparar pesquisadores e docentes do ensino superior em Sociologia e capacitá-los a analisar e intervir criticamente nos processos sociais da contemporaneidade.

Poderão candidatar-se a este processo de seleção os servidores da UFPB (funcionários e professores), com as seguintes especificações: portadores de diploma ou de certificado de conclusão de curso de graduação para os candidatos ao curso de Mestrado; portadores de diploma ou de certificado de conclusão de curso de Mestrado Acadêmico, reconhecido pela CAPES, para os candidatos ao curso de Doutorado. As vagas disponíveis para o processo de seleção serão preenchidas pelos candidatos que reúnam os requisitos necessários, aqui dispostos, sendo cabível o não preenchimento de vagas ao final do processo de seleção.

O Programa está organizado em seis linhas de pesquisa, a saber: Cultura e Sociabilidades; Políticas Públicas e Relações de Trabalho; Saúde e Sociedade; Relações de Gênero e Sexualidade; Relações Étnico-Raciais  e  Geração; Teoria e Pensamento Social e Político.

O candidato deverá, no ato da inscrição, identificar uma Linha de Pesquisa a qual o seu projeto está vinculado, sem a designação do possível orientador. Serão oferecidas 03 (três) vagas para o curso de Mestrado e 2 (duas) vagas para o curso de Doutorado.

Inscrição

As inscrições ocorrerão de 2 a 13 de agosto. Deverão ser efetuadas pessoalmente ou por procuração na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, situada no Centro de Ciências Humanas e Letras, Campus I – Bloco 5, Cidade Universitária, Cep 58051-970 – João Pessoa-PB, Fone/Fax: 3216-7204, de segunda a sexta-feira, no horário das8h às 12h e das 14h às 17h, respeitando o cumprimento do calendário de inscrição.

Para inscrição, deverão ser apresentados os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido (fornecido pela Secretaria do Programa ou disponível na página www.cchla.ufpb.br/ppgs); cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, para os candidatos ao mestrado, e do curso de mestrado, para os candidatos ao doutorado, histórico escolar do curso de graduação (cópia), para candidatos ao mestrado, e histórico escolar do curso de graduação e de mestrado (cópia), para candidatos ao doutorado; uma foto 3x4; CPF, cédula de identidade, título de eleitor e comprovação da última votação.

O candidato deverá apresentar também cópia impressa do currículo cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, acompanhado dos respectivos documentos comprobatórios, numerados e encadernados na ordem em que são listados. Serão consideradas para avaliação as atividades realizadas nos últimos cinco (5) anos, em conformidade com os limites de pontuação definidos em cada item da Tabela para Avaliação do Currículo.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias