Solista italiano toca com Orquestra Sinfônica da UFPB

Virtuose internacional do acordeon, Mirco Patarini se apresenta nesta sexta-feira (14), na Sala Radegundis Feitosa, às 20h, com entrada franqueada ao público

OSUFPB - CordasA Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB-Cordas) se apresentará, na próxima sexta-feira (14), com a presença do solista convidado, o italiano Mirco Patarini, virtuoso do acordeon no cenário internacional, mais conhecido como “os dedos mais velozes do mundo.” O concerto acontecerá na Sala Radegundis Feitosa, às 20h. A entrada é gratuita.

O evento será divido em três partes. Na primeira, a OSUFPB fará a interpretação do compositor paulista Ernst Mahle a “Suíte Nordestina”. A obra foi composta em 1976 e dedicada à antiga Orquestra de Câmera da Paraíba. Na segunda parte, Mirco Patarini fará uma apresentação solo, tocando três obras virtuosísticas para o acordeon. Na última, Patarini se junta à OSUFPB Cordas para interpretar “Três Tangos”, de Astor Piazzolla.

Segundo com a coordenadora da OSUFPB, professora Luceni Caetano, a presença do solista Mirco Patarini justifica o crescimento técnico da orquestra. “Ele [Mirco Patarini] é uma pessoa de alto nível e sua presença representa muito para a OSUFPB, pois é a chance de muitos músicos interagirem com esta grande referência do acordeon, considerado um dos melhores do mundo”, comentou.

Luceni Caetano disse também que a UFPB abriu recentemente o curso de sanfona para os alunos de graduação. A presença de Mirco Patarini irá estimular os estudantes, engrandecendo o potencial artístico de cada um. "É uma boa oportunidade de conhecer um dos melhores instrumentistas da área", ressaltou.

O outro convidado da noite é o maestro André Muniz. Ele foi regente da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e hoje atua no programa de pós-graduação da Unoversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Mais informações (83) 3216-7864.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)