STI volta a disponibilizar laboratórios para cursos e reservas

A Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) voltou a disponibilizar dois laboratórios para uso da comunidade universitária. Os ambientes estão agora equipados, cada um, com 24 novos microcomputadores, lousa digital, TV e Data Show, e podem ser requisitados para atividades e capacitações gratuitas de informática.

A STI oferecerá, entre outros, cursos de Desenvolvimento para Web, como Programação Java; de Administração de Sistemas Linux, entre eles, o de Instalação, Manutenção e Configuração de Servidores; de Operador de Computador e o de Web Design, com cargas horárias que variam de 60 a 200 horas. Servidores docentes e técnico-administrativos da instituição, escolhidos através de seleção interna, serão os responsáveis pelas formações.

Para reservar um dos laboratórios, é necessário abrir um chamado no endereço eletrônico sti.ufpb.br/suporte. A resposta é dada em até 48 horas. Mais de 50 profissionais da STI estão envolvidos na retomada das atividades.

Amplicação da oferta

Internamente, a STI vinha ofertando os laboratórios apenas para capacitações de servidores técnico-administrativos da UFPB. Atualmente, a disponibilização dos ambientes é possibilitada pelos investimentos recentes em estrutura e aquisição de equipamentos. As melhorias também habilitarão a STI ao aproveitamento dos espaços por outros públicos, depois de quase dez anos sem atender a demandas externas.

“Desejávamos, há muito tempo, ampliar a oferta dos nossos serviços aos três turnos da UFPB. Desde julho, um dos laboratórios está sendo utilizado pelo professor Pedro Jácomo, para a disciplina Análise Dinâmica de Dados, do Curso de Mestrado Profissional em Organizações Aprendentes (MPGOA). Neste momento, estamos buscando parcerias com empresas privadas, para verificar suas demandas e oferecer cursos que atendam a elas”, conta o gerente de pesquisa e extensão da STI, Williams Santos.

O gerente destaca que a STI só trabalha com softwares livres, que são programas de computador que podem ser executados, copiados, modificados e redistribuídos gratuitamente pelos usuários. Há também uma preocupação com a acessibilidade. Em cada um dos 48 microcomputadores dos dois laboratórios, estão instalados, entre outros, os programas Dosvox e NVDA, que facilitam o acesso de deficientes visuais.

ACS | Pedro Paz