Técnico-administrativos da UFPB realizam nesta terça-feira assembleia com indicativo de greve

ImprimirImprimir

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizam nesta terça-feira (7), às 10h00, no Centro de Vivência, assembleia geral. Entre os principais pontos da pauta estão: adesão à paralisação nacional convocada pelas centrais e federações sindicais para sexta-feira (10) e deflagração de greve por tempo indeterminado.

 

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (SINTESPB), Severino Ramos, informou que a convocação de mobilização ocorre porque não existe nenhum canal de negociação entre a Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos  em Instituições de Ensino  Superior Públicas do Brasil (Fasubra) e o Governo Federal.

 

Ele revelou que desde 2016, a Fasubra tem protocolado vários pedidos de reuniões com o MEC para discutir sobre o que ficou acordado na greve de 2015, porem, até agora, não recebeu respostas em relação a isso. 

 

O Governo editou a Medida Provisória 805 que prevê aumento de 11% para 14% na contribuição previdenciária dos servidores públicos, a partir de fevereiro de 2018.

 

Ramos analisou que além de não receberem as correções salariais relacionadas às inflações dos anos de 2014 a 2017, os trabalhadores terão uma redução salarial na ordem de 3%” e os congelamentos de reajustes para os anos 2018 e 2019,

 

Ele disse que o Governo pensa em retirar o direito de incentivo à capacitação e qualificação, extinguindo o Plano de Carreira dos Cargos dos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), uma conquista obtida com muita luta pela categoria das universidades públicas.

 

“Como se não bastasse, o Governo vem aí com um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), trazendo medidas de recessão por 20 anos, que vetam a realização de concurso público e correções salariais nas três esferas públicas, o que nos leva a muitas incertezas”, concluiu. 

 

Foto: Allison Izsidro

Fonte: 
Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral
Compartilhar: