Teatro Lima Penante mostra experimentos coreográficos

João Pessoa terá de 24 a 26 deste mês a “Entre-Mostra” com experimentos coreográficos que partem de discussões teórico-práticas desenvolvidas na disciplina Coreografia e Dramaturgia de Dança do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A mostra acontece no Teatro Lima Penante, situado na Avenida João Machado, 67 – Centro.

O “Entre-Mostra” é um espaço que visa garantir a produção em dança em todas as etapas de desenvolvimento, propiciando visibilidade aos trabalhos artísticos dos estudantes do Curso de Licenciatura em Dança.

Os trabalhos apresentados nos seus mais variados aspectos estéticos tomam como ponto de partida o roteiro do filme “O Palhaço”, de Selton Melo, para deflagrar questões relacionadas ao corpo risível, às traições e às possibilidades de renovações. Além disso, o “Entre-Mostra” traça um intercâmbio cultural com dois projetos de ensino em coreografia.

Um dos projetos intitula-se “Quem dança, seus males espanta”, desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Dom Helder Câmara, no bairro do Valentina, com alunos da Rede Pública de Ensino. O outro intitula-se “Vamos circular com danças nas escolas”. É um projeto de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) que visa produzir peças coreográficas e circular nos ambientes escolares da cidade de João Pessoa.

DIA 24 – 14h

- BATIDA DE PANELA: Experimento coreográfico desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Dom Helder Câmara.

Concepção e Coreografia: Jack Keysy

Intérpretes: Alunos da Escola Dom Hélder Câmara

Orientação: Victor D’Olive e Adriano Marcos

Apoio Institucional: Projeto “Quem Dança, Seus Males Espanta” – Programa de Licenciatura (PROLICEN/UFPB)

- PEQUENAS DANÇAS PARA NÃO ESQUECER: Experimento coreográfico inspirado no clássico livro “Ou Isso Ou Aquilo” de Cecília Meireles.

Direção Geral: Victor D’Olive

Direção Musical: Topazio Gabriel

Iluminação: Aelson Felinto

Intérpretes-Criadores: Camila Belarmino, Erik Breno, Mardeen Henrique, Miguel Segundo, Taciana Negri.

Preparação Corporal: Victor D’Olive e Camila Belarmino

Apoio Institucional: Projeto “Vamos Circular com Danças nas Escolas” – Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB) e UFPB no seu município.

DIA 25 – 19h

- O BAILHAÇO: Baseado no filme “O Palhaço” de Selton Mello e Marcelo Vindicatto, “O Bailhaço” trata de um conflito que se passa com um dos personagens da trama, de modo que as facetas de tal personagem são aos poucos reveladas.

Elenco: Taciana, Maíra, Wellygil

Coreografia: Dayse Torres

Som e Iluminação: Topazio Gabriel

Orientação: Victor D’Olive

- SILKADOS: Proposta coreográfica desenvolvida com base no filme “O Palhaço” procura trazer relações entre Silk-Screen, processo mecânico de impressão de imagens em massa, e a questão da construção de personalidades estruturalmente modeladas.

Elenco: Emiliano, Érica, Jonas, Janielle, Kilma

Coreografia: Jessika Quitéria

Som e Iluminação: Lais Mayara Silva

DIA 26 – 19h

- O PESO DAS CORES: Quem sou eu? Qual é o meu lugar? Essas são algumas das questões abordadas em “O peso das cores” que se propõe evidenciar nuances entre estados emocionais que entrelaçam a busca por uma identidade própria no ambiente social.

Elenco: Karen, Luciana, Cristina, Mikalene, Rafael.

Coreografia: Maeza Donianni

Som e Iluminação: Lucas Dias

Orientação: Victor D’Olive

- ÓRBITA: O experimento coreográfico “Órbita” baseia-se no filme “O Palhaço” de Selton Melo e investiga o universo circense em relação ao imaginário dos dançarinos e o cotidiano que atravessa esses corpos, propondo uma experiência de imersão e aproximação do público com os artistas.

Elenco: Jaqueline, Verônica, Marlysson, Nadylene, Rodrigo, Erick

Coreografia: Ewellyn Lima

Som e Iluminação: Lucas Matheus

Orientação: Victor D’Olive

Mais informações pelo telefone: (83) 3221-5835.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria