Tecnologia do Núcleo Lavid transmite ao vivo cirurgia cardíaca

O pioneirismo da experiência foi protagonizado pelo sistema presente no Fogo Player em ultra HD (4K) realizado no Laboratório de Realidade Virtual na UFRN

O sistema Fogo Player do Núcleo Lavid (Laboratório de Aplicação em Vídeo Digital), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), possibilitou a realização da primeira transmissão brasileira ao vivo de uma cirurgia cardíaca em ultra HD (4K), que aconteceu no dia 26 de fevereiro, no Laboratório de Realidade Virtual da Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

O pioneirismo dessa experiência foi protagonizado pela tecnologia presente no Fogo Player do Lavid em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que cedeu os equipamentos de projeção 4K utilizados na visualização das imagens. A taxa de transferência das imagens e som chegou a 4,5 Gbps, que significa 4,5 milhões de vezes mais rápida do que uma conexão de internet padrão de 10 MB.

A experiência usou a infraestrutura da rede Comep da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, financiadora do projeto de pesquisa. A transmissão também contou com parceira do Hospital Universitário Onofre Lopes responsável pela realização do procedimento cirúrgico.

O Fogo player é resultado de pesquisas desenvolvidas no projeto de Visualização Avançada do Núcleo Lavid. “Mais uma vez o Núcleo Lavid se projeta no pioneirismo de aplicação de vídeo digital demonstrando na prática o uso de tecnologia que está no estado da arte no cenário mundial”, destaca o coordenador da pesquisa, professor Guido Lemos.

No momento que a cirurgia cardíaca acontecia no hospital universitário pesquisadores, médicos, estudantes e convidados puderam assistir em tempo real o procedimento com imagens de ultra alta definição. O sistema Fogo Player além de capturar, processar e transmitir as imagens ao vivo, também permitiu a interação dos médicos na sala de cirurgia com o público que estava presente na sala de projeção da UFRN.

O professor Guido Lemos aponta as possibilidades que uma tecnologia como esta pode trazer para o campo da medicina. “A aplicação traz dois benefícios. O primeiro é a eficiência e precisão no diagnóstico pelos médicos que podem, além de visualizar a imagem melhor que a olho nu, também podem contar com avaliação de outros médicos que acompanham a cirurgia transmitida. A segunda contribuição é no campo da telemedicina possibilitando a capacitação de cirurgião ou residente através de acompanhamento em tempo real de cirurgia.”

Contato através do telefone do Núcleo Lavid (83) 3216-7093 Ramal 03.

Agência de Notícias da UFPB- Com informações do Núcleo Lavid