Terceiro e-Geincos recebe inscrições para produções culturais

O seminário vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Campus I da UFPB, e vai discutir igualdade de direitos e ações afirmativas; inscrições até 12 de julho

O terceiro seminário “A Responsabilidade Ética e Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra” (e-Geincos) será realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) nos dias 24, 25 e 26 de julho. O evento em 2013 está com uma novidade que é a abertura de inscrições para apresentação de produções culturais em grupos ou individuais.

A finalidade deste encontro é discutir e refletir sobre o tema “O Estado Brasileiro e a igualdade de direitos: desafios além das ações afirmativas”. As inscrições estão abertas até o dia 12 de julho para apresentação de trabalhos de danças, peças teatrais, filmes, poemas, e outras manifestações artísticas da cultura afro-brasileira.

Para os coordenadores do III e-Geincos “a responsabilidade ético-social para com a educação da população negra exige um compromisso de toda população brasileira, porquanto o preconceito, a discriminação e o racismo fazem parte das relações sociais entre brancos e negros, tendo apenas modificado os mecanismos e as formas de expressá-los. Esses problemas contribuem para a má formação de professores/as que, por não reconhecerem a história da cultura negra e sua contribuição na formação da sociedade brasileira, influenciam fortemente a ideologia da superioridade de brancos em detrimento de negros”.

Segundo os organizadores do III e-Geincos, “O acesso e a permanência de negros nas universidades públicas é uma questão de responsabilidade ético-social do Estado Brasileiro, sobretudo, no que diz respeito à busca de soluções para resolver os principais problemas que atingem historicamente essa população. Nesse sentido, é que será realizado o Seminário – A Responsabilidade Ético-Social das Universidades Públicas e a Educação da População Negra”.

Outras informações e esclarecimentos sobre o e-Geinco no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Informação, Educação e Relações Etnicorraciais ( Nepiere) no Campus  I  através do telefone (83) 3216-7395 ou no endereço eletrônico.  http://3egeincos.wordpress.com/contato/.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo