Termina nesta quarta-feira a I Jornada de Produção Científica em Jornalismo

“Jornalismo e cinema” e “Jornalismo na atualidade”. Esses são os temas de apresentação de trabalhos desta quarta-feira (28), no encerramento da I Jornada de Produção Científica em Jornalismo, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ) da Universidade Federal da Paraíba. O evento, produzido pelos alunos matriculados no Mestrado do PPJ, será realizado das 19 às 22 horas, na Sala de Reuniões do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Campus de João Pessoa.

A I Jornada de Produção Científica em Jornalismo tem como objetivo primordial dar aos alunos da Pós-Graduação em Jornalismo a oportunidade de apresentar os seus trabalhos de pesquisa, além de outros artigos produzidos a partir das disciplinas do Mestrado. Os trabalhos inscritos serão publicados num e-book, que será lançado pelo PPJ.

A mediadora da mesa de apresentações sobre “Jornalismo e cinema” será a professora Joana Belarmino. O professor Cláudio Paiva será o mediador da mesa de apresentações sobre a temática “Jornalismo na atualidade”.

De acordo com Giuliana Queiroz, uma das organizadoras da jornada, o evento teve adesão satisfatória e é uma chance de expor e compartilhar parte do conhecimento apreendido em sala de aula. Ela também falou sobre a palestra do professor Silvano Bezerra (foto), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que discorreu sobre “Jornalismo e Estética Utilitária”. “Foi uma grande oportunidade ter o professor Silvano inaugurando nossa jornada, com uma palestra dinâmica e enriquecedora. Nossa ideia é que este evento faça parte do calendário anual ou semestral do Mestrado e que possamos, já a partir do próximo, integrar os alunos da graduação”, ressaltou.

Estiveram presentes à abertura da I Jornada de Produção Científica em Jornalismo o diretor do CCTA, David Fernandes, e o superintendente de Comunicação Social da UFPB, Bob Vagner.

Certificado

Conforme a Coordenação da I Jornada de Produção Científica em Jornalismo, o PPJ disponibilizará retroprojetor para as apresentações, mas o uso do equipamento não é obrigatório. Cada apresentação deverá ser feita num tempo máximo de 15 minutos. Após a exposição dos trabalhos de todos os integrantes, será aberto um momento para o debate. Aqueles que desejarem participar como ouvintes deverão assinar as quatro listas de presença durante o evento, não sendo necessária inscrição prévia. Só será concedido certificado àqueles que participarem, pelo menos, de 75% das atividades.

• Quarta-Feira (28)

19h – Apresentações de trabalhos (2ª mesa) Jornalismo e Cinema

1. “O sensacionalismo ao extremo: o culto à violência em ‘Assassinos por natureza’, de Oliver Stone” – Celina Alice Carvalho Modesto

2. “A espetacularização midiática e a criação das celebridades no filme ‘Assassinos por Natureza’” – Fábio Bandeira