Três eventos no Campus I abordam estudos e pesquisas sobre currículo

João Pessoa será sede de eventos que dão continuidade ao processo de divulgação de atividades no campo das políticas do currículo: o “VIII Colóquio Internacional de Políticas e Práticas Curriculares”, o “III Seminário Nacional do Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas” e o “I Simpósio da Região Nordeste sobre Currículo”. Os três eventos serão realizados de 5 a 7 de dezembro, no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A oitava edição do colóquio terá como tema: “Políticas curriculares no PNE (2014-2024) e desdobramentos (Neo)conservadores - tensões, desafios e resistências”. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro pelo link.

Os eventos são organizados pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares (GEPPC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Centro de Educação (CE) da UFPB, o qual se articulou ao Grupo de Pesquisa Currículo e Práticas Educativas do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA/UFPB), Campus III em Bananeiras.

O objetivo do evento é refletir, analisar e contribuir com os debates em torno dessas novas políticas curriculares, dialogando com a comunidade acadêmica dos Programas de Pós-Graduação em Educação e demais Programas que desenvolvem estudos e pesquisas acerca das políticas curriculares e seus nexos com o processo de formação docente no Brasil. Tem também como objetivo relevante analisar as mudanças recentes nas políticas educacionais brasileiras, em razão da recente aprovação do Plano Nacional de educação (2014-2024), e do seu desmonte, da Base Nacional Comum Curricular (20/12/2017) e de todas as mudanças que ele demanda para a educação brasileira em todos os níveis e modalidades.

“Assim, a nossa intenção maior é dar continuidade a todo um processo de comprometimento com o campo das políticas do currículo, desta feita indo ao encontro de critérios mais aperfeiçoados que possam gradativamente valorizar a pesquisa tanto na sua socialização quanto na sua densidade teórica”, informam os organizadores dos eventos.

Mais informações na página: https://www.even3.com.br/8coloquiocurriculopb; no facebook:  https://www.facebook.com/coloquiocurriculopb/; ou pelo telefone: (83) 3216-7702.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria