Trabalho de parceria UFPB/UnB/UNIFESP recebe prêmio em São Paulo

O professor Leonardo Lopes do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi contemplado com o Prêmio "Paulo Pontes" do Capítulo Brasileiro da The Voice Foundation.  O trabalho premiado com mil dólares foi: "Perception of overall severity of voice deviation in synthesized voices: predictive factors".

Esse trabalho é resultado da parceria do professor Leonardo Lopes com o professor Jorge Carlos Lucero (Universidade de Brasília/UnB) e com a professora Mara Behlau (Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP).

Nesse trabalho, os pesquisadores investigaram os parâmetros biomecânicos e acústicos utilizados na produção de vozes sintetizadas, que determinam a percepção auditiva do desvio vocal.

O prêmio foi criado com motivo da inauguração do Capítulo Brasileiro da Fundação Americana “The Voice Foundation”, que aconteceu neste domingo (26), na cidade de São Paulo. O trabalho premiado também será apresentado no Simpósio Internacional da The Voice Foundation em 2018, na Filadélfia, EUA.

Capítulo local da The Voice Foundation

É um grupo de membros da Fundação que vivem ou trabalham em uma determinada localidade e que, por uma questão de conveniência geográfica, organizam-se para promover os objetivos da Fundação de forma cooperativa. Ele serve como um ponto focal para os seus membros para compartilhar suas experiências profissionais e proporcionar oportunidades educacionais para si e suas comunidades.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria