Trio da UFPB participa de Festival Internacional de Música Clássica

O Artesan Trio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) é uma das atrações do Sexto Festival Internacional de Música Clássica de João Pessoa nesta quinta-feira (29), às 16h, na Primeira Igreja Batista, no Centro de João Pessoa. O evento acontece deste domingo (25) até 1º de dezembro em lugares alternados. Realizado pela Prefeitura de João Pessoa, o festival terá atividades no Parque da Lagoa Sólon de Lucena, Igreja de São Francisco, Igreja do Carmo, Hotel Globo, Primeira Igreja Batista e Mosteiro de São Bento.

Artesan Trio é formado por docentes do Departamento de Música da UFPB e tem o propósito de explorar o repertório tradicional, como também ampliar o repertório para violino, violoncelo e piano. Fruto da constante colaboração camerística dos três intérpretes (Sanda Cabral de Aquino, Felipe Avellar de Aquino e José Henrique Martins), ao longo dos anos, vem explorando o repertório de seus respectivos instrumentos nas mais diversas formações.

Obras de E. Krieger, W.B. Marx, H. Oswald e F. Mendelssohn integram o repertório do concerto. Aberto ao público, o evento integra a programação da quinta-feira (29) do Sexto Festival Internacional de Música Clássica.

Sobre os integrantes

Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a violinista Sandra Cabral de Aquino é Mestre pela Eastman School of Music (Rochester/Nova York – EUA) e Doutora em Educação Musical pela UFPB. Atualmente, é professora de Violino e Música de Câmara do Departamento de Música da UFPB. Sandra Aquino é violinista fundadora do Artesan Trio, juntamente com o violoncelista Felipe Avellar de Aquino e o pianista José Henrique Martins, com os quais tem se apresentado em festivais e realizado gravações.

O violoncelista do trio, Felipe Avellar de Aquino, é formado em Música pela UFPB, realizou Mestrado na Lousiana State University e Doutorado na Eastman School of Musica (Nova York). É professor titular do Departamento de Música da UFPB, onde leciona Violoncelo e Música de Câmara. Apresentou concertos e Masterclasses no Brasil, EUA, Argentina, Itália e Canadá, e tem publicado artigos na Revista “The Strad” (Inglaterra).

Já o pianista José Henrique Martins, graduou-se em piano na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, tem Mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Doutorado em Música na Boston University (EUA). Desde 1983, vem desenvolvendo intensa atividade em recitais solo e de música de câmara, tendo se apresentado em importantes cidades do país, além de países como Portugal e Estados Unidos. Atualmente, é professor do curso de Bacharelado em Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB.

O Festival

Sucesso de público e crítica em cinco edições, o Festival contará novamente com um leque de artistas consagrados no Brasil e exterior. Esses notáveis músicos irão se apresentar dentro das mais belas igrejas de João Pessoa, a terceira Capital mais antiga do país, além de pontos turísticos da Capital Paraibana.

Cada recital irá reunir artistas de várias nacionalidades, unidos pela primeira vez em torno de um único programa. Além do mais, os músicos convidados irão ministrar cursos gratuitos de formação musical (masterclass).

Ao todo, serão 20 apresentações, ambientadas no belíssimo cenário das igrejas históricas, como os templos de São Bento, do Carmo, da Misericórdia, Batista e de São Francisco.

O 6º Festival Internacional de Música Clássica é realizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo