TV UFPB apresenta nova grade de programação

A TV UFPB anunciou as novidades para este ano, nesta quinta-feira (18), em evento no Cine Aruanda no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA/UFPB), campus I. A emissora lançou nova grade de programação, com a presença da reitora da UFPB Margareth Diniz, a futura vice-reitora Bernardina Freire, do superintendente de Comunicação Social e diretor-geral da TV UFPB Bob Vagner e do diretor do CCTA David Fernandes, além de estudantes e de servidores técnico-administrativos e docentes.

Durante a solenidade, Bob Vagner ressaltou os avanços conseguidos pela equipe na nova gestão da emissora com a colaboração de todos servidores da TV. Ele comemorou os resultados alcançados e a disposição dos técnico-administrativos para a melhoria da programação local, possibilitando a entrada de cinco novos programas na grade.

“O trabalho está sendo realizado com todo o apoio da reitora Margareth Diniz, que sempre deu suporte para a melhoria da TV. Cultura local e informação serão os nossos principais objetivos a partir de agora. Vamos trabalhar para continuar levando à população uma programação local de qualidade, com um conteúdo que ela geralmente não tem acesso nas emissoras comerciais. É graças ao trabalho de todos os que aqui estão que a TV UFPB tem crescido e vai continuar crescendo”, declarou o superintendente na ocasião.

As novidades da programação foram apresentadas em vídeo. Destacam-se o “Canal de Histórias”, dirigido pela diretora de Artes Cênicas da TV Valeska Picado, como primeiro programa destinado ao público infantojuvenil da emissora; e as estreias do “UFPB Acontece” e do programa “Paulo Freire Vivo”, esse dirigido por Danielle Huebra e apresentado pelo professor do Centro de Educação (CE) Afonso Scocuglia. Retornam à grade da TV UFPB, o “Jornal Universidade” (JU) e o “Fórum Ideias”.

A diretora Valeska Picado comentou que o público infantojuvenil vai sair ganhando com o “Canal de Histórias”, realizado em parceria com o grupo “Contação da Rua”, idealizador e produtor do programa. O "Canal de Histórias" é um programa educativo e de entretenimento, que apresenta música, narrativa e poesia por meio de situações inusitadas, com a apresentação de Dany Danielle e participação dos bonecos da Fazendinha. A vantagem, segundo Valeska, é que agora esse programa estará disponível também para crianças que não tinham acesso à TV paga.

O apresentador do programa “Paulo Freire Vivo” Afonso Scocuglia agradeceu a parceria com a TV UFPB e falou sobre a importância de Paulo Freire. “Esse vai ser o momento em que a sociedade poderá conhecer a obra deste recifense que é considerado um dos maiores pedagogos e filósofos do mundo”, declarou.

Comemorando os resultados e o bom momento da emissora, o diretor do CCTA David Fernandes relatou a luta pela implantação da TV, que culminou com a concessão do canal aberto 43 UHF pelo empenho do ex-senador baiano Walter Pinheiro, atendendo o pleito da UFPB. “A TV UFPB segue como importante ferramenta para mostrar as atividades acadêmicas da instituição. A TV UFPB tem crescido e vai continuar defendendo a academia”, concluiu David.

A reitora Margareth Diniz ressaltou sua confiança e apoio à TV UFPB, parabenizando toda a equipe pela nova grade. A reitora assistiu às apresentações dos novos programas e elogiou a qualidade desenvolvida. “Desde o início da minha gestão, acredito na TV UFPB e ela sempre terá meu total apoio”, afirmou.

PARCERIAS

A TV UFPB exibe, desde abril, a “Hora do Enem”, que leva ao ar vídeoaulas direcionadas aos interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A exibição do programa é possível pela parceria com a TV Escola.

Já na configuração da nova grade de programação local será exibido também o programa “Confirma”, resultado de parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O “Confirma” apresenta debates e tira dúvidas à respeito da Legislação Eleitoral, sendo direcionado à sociedade em geral.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo