TV UFPB e LTI fecham parceria para divulgação de produção científica

Os Programas de “Portas Abertas” e “Ciência Aberta”, produzidos pelo Setor de Arte da TV UFPB, serão divulgados, a partir deste mês, pelo Laboratório de Tecnologias Intelectuais (LTI), órgão vinculado ao Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal da Paraíba (DCI/UFPB).

Os programas estarão disponíveis para toda a comunidade através do endereço www.lti.pro.br. O objetivo é proporcionar aos usuários o acesso à livre informação científica e tecnológica através dos programas na internet.

A oficialização do projeto de cooperação do LTI com a TV UFPB, desenvolvido com apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e da Vice Reitoria, foi confirmada em reunião ocorrida esta semana, no Auditório 211, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, no Campus de João Pessoa.

A reunião contou com a participação da Vice-Reitora da UFPB, Bernardina Freire, Diretora de Artes da TV UFPB Valeska Picado e a Coordenadora do LTI/UFPB, Isa Freire.

O Diretor da TV UFPB, Bob Vagner destacou a importância do projeto voltado à divulgação dos programas. “É um sentimento de satisfação pessoal e de toda a equipe da TV UFPB quando temos momentos de integração dentro da nossa instituição, como é o caso dessa parceria com o LTI. Juntamente com a satisfação do trabalho realizado, vem a o incentivo e a responsabilidade de fazer mais e melhor pela nossa instituição”, completou.

Com a participação de estudantes, professores, técnico da Universidade e artistas voluntários, o programa "Ciência Aberta" utiliza elementos da teledramaturgia e do jornalismo para relacionar a ciência e o saber popular, a fim de promover o contato da sociedade com algumas das pesquisas cientificas realizadas pela UFPB.

Ao acessar o link, as pessoas poderão assistir 10 vídeos no tempo de 10 minutos, cujos episódios tratam das pesquisas relacionadas à milona, ao tijolo prensado, biocombustível, à algaroba, ao sisal, entre outros.

Já o programa de “Portas Abertas” também utiliza elementos da teledramaturgia e do jornalismo para divulgar os serviços temporários e permanentes da UFPB oferecidos à comunidade em geral. São 24 episódios, cada com a duração de até 18 minutos, que tratam sobre atividade física para idosos, CEATOX, Curso Supletivo, Coral Universitário, entre outros, que envolvem a participação de estudantes, técnicos da UFPB e artistas voluntários.

O LTI é um projeto de pesquisa – ensino – extensão, com vistas ao desenvolvimento de ações que facilitem o acesso livre à informação científica e tecnológica, de modo a promover reflexões e propiciar competências em tecnologias intelectuais de produção, comunicação e uso dessa informação. O Laboratório visa contribuir para a qualidade do ensino em nível médio e também em cursos universitários a partir da experiência de integração de atividades de pesquisa, ensino e extensão, de modo a atender demandas de informação da sociedade, compartilhando seus resultados com a comunidade acadêmica.

Agência de Notícias da UFPB - Paulo César Cabral - com informações de assessoria