TVs públicas devem valorizar produção regional, diz presidente da ABTU

Cláudio Magalhães, presidente da ABTU, defendeu que o sistema televisivo brasileiro precisa destacar mais a produção nacional e regional. Para ele essa seria a principal missão das emissoras públicas, sobretudo as TV universitárias. XII Fórum Brasileira de Televisão Universitária prossegue até esta sexta-feira (9) na UFPB

Aberto na noite desta quarta-feira (7), no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, campus I, em João Pessoa, o XII Fórum Brasileiro de Televisão Universitária 2011 prossegue até esta sexta-feira (9). Na abertura do Fórum, o presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Cláudio Márcio Magalhães, em seu breve discurso, defendeu ser preciso que as TVs brasileiras dêem mais destaque e apoio à produção nacional e regional, destacando que o principal papel nessa missão compete às emissoras públicas. Ele também disse que a viabilização do XII Fórum só foi possível devido a uma parceria da UFPB, TV UFPB e a Comissão Organizadora do 7º Festival Aruanda de Áudio Visual.

Na ocasião de instalação do Fórum foram lançados os livros: Mapa da Televisão Universitária, de Alzimar Ramalho; TVU Legal, de Julio Wainer; a Cartilha de Orientação para Captação de Recursos, de Ricardo Evaristo e o Catálogo do Projeto Perfil, de Cláudio Magalhães. Os autores fizeram breves explanações acerca de suas obras. Dentre outras personalidades compuseram a mesa de instalação do Fórum: a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB, Lúcia Guerra, representando o reitor Rômulo Polari; a Reitora do Unipê, Ana Flávia; e o Vice-Reitor da UEPB, Aldo Bezerra Maciel.

A propósito da realização do Fórum, a diretora do Pólo Multimídia da UFPB, a professora Sandra Moura, disse que a participação dos eminentes conferencistas “está agregando muitos valores ao evento, possibilitando sobremaneira a troca de experiências e maior espaço para frutíferos debates com os participantes”.

O tema a ser debatido na abertura da programação desta quinta-feira (8) será mediado pelo presidente da ABTU, Cláudio Márcio Magalhães. A programação do fórum para esta quinta-feira prevê também, o debate do tema “O Setor Público e a TV Universitária”. A discussão vai ser em torno da presença do setor público no apoio, promoção, parceria e divulgação da TV Universitária, TV Digital e Operador de Rede.

No turno da tarde o evento prossegue com o debate sobre “TV Universitária no Mundo”, com a participação de convidados internacionais que vão discutir a situação das TVs universitárias no no cenário mundial, em um panorama geral das realidades e expectativas de suas emissoras. A partir das 16 horas,  será debatida a “Captação de Recursos Financeiros para as TVs Universitárias”, com discussão sobre as alternativas de recursos financeiros para as TVS universitárias fora das Instituições de Ensino Superior (IES).  A partir das 20h, haverá uma Oficina Célula/Lapix sobre softwares para edição de conteúdo para TV interativa.

Na sexta-feira a programação continua com discussões acerca de Cases de TVs Universitárias, da Lei 12.845, da portaria 420 sobre novos paradigmas da Legislação das Televisões no campo público, além das novas de linguagem para as novas plataformas.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias