UFPB é conceito 4 na avaliação do MEC

No período de 03 a 06 de junho, a UFPB foi avaliada pela Comissão de Avaliação Institucional Externa do INEP/MEC que, numa escala de 1 a 5, atribuiu conceito 4 a esta Universidade.

Assim, em um relatório circunstanciado, que avalia dez dimensões definidas pela Lei 10.861/2004 para conferir o RECREDENCIAMENTO às instituições de ensino superior, a UFPB recebeu conceito máximo em Sustentabilidade Financeira, Política de Atendimento aos Estudantes, Organização e Gestão, Responsabilidade Social e Política para Ensino, Pesquisa e Extensão.

O compromisso efetivo dos dirigentes, servidores, alunos e professores com esse processo avaliativo foi fundamental para garantir uma avaliação democrática, ética, formativa e consequente, observou a Comissão de Avaliação Externa.

Os avaliadores destacaram em seu relatório, considerando as ações, iniciativas e providências em curso, que “a UFPB vivencia um novo momento, onde os valores éticos, democráticos e de corresponsabilidade estão fortemente assimilados pela comunidade acadêmica, que se mostra motivada e efetivamente comprometida com a missão institucional de promover o desenvolvimento regional e a elevação da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”.

Por fim, destacaram o apoio e a relevância que a Reitora Margareth Diniz está emprestando ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e à autoavaliação institucional como subsídio ao planejamento da UFPB. Segundo os avaliadores, as ações e o dinamismo implementados pela atual gestão foram decisivos para a atribuição da qualidade ótima aferida a UFPB.

Ascom - Reitoria