UFPB é contemplada com recursos do Finep para infraestrutura de pesquisa

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebeu hoje, 2 de setembro, a visita do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Wanderley de Souza, para assinatura de três convênios. A Finep é uma agência de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades e outras instituições públicas ou privadas, sediada no Rio de Janeiro.

O gestor e seu chefe de gabinete Ricardo Rosa foram recepcionados pela reitora Margareth Diniz, em seu gabinete, juntamente com o pró-reitor de pós-graduação e pesquisa Isac Medeiros, o presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (Idep) João Marcelo Alves Macedo e o coordenador de inovação tecnológica Petrônio Athayde Filho.

Na sala da Sods, os representantes da Finep anunciaram, para um público de gestores, pesquisadores e discentes, recursos de cerca de 21 milhões de reais, que deverão ser investidos na aquisição de equipamentos e construção de laboratórios na UFPB.

O montante atenderá aos projetos de implantação de infraestrutura de pesquisa aprovados nas Chamadas Públicas MCTI/Finep/CT-INFRA - Proinfra - 1/2010, 2/2010 e 1/2011. Na abertura da solenidade, a coordenadora geral de pesquisa da UFPB Elizete Ventura esclareceu que a demora na obtenção dos recursos foi causada por inadimplementos legados pela gestão anterior da universidade e que só foram liberados após inúmeras medidas jurídicas e administrativas junto a órgãos e instâncias de controle federais.

ACS | Rita Ferreira, com fotografia de Oriel Farias