UFPB é contemplada no edital Mais Cultura nas Universidades

Foi divulgado na sexta-feira (10) pelo Ministério da Educação (Mec) e Ministério da Cultura (MinC) o resultado final do edital Mais Cultura nas Universidades. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi uma das 18 universidades contempladas nesse edital que teve inscrição de 98 instituições de todo o país.

Em 2014, uma comissão foi criada para discutir planos para criação de um projeto que abrangesse as atividades culturais desenvolvidas na UFPB. Realizaram-se inúmeras discussões para delimitar como este projeto deveria ser elaborado e qual a verba a ser solicitada ao ministério. Participaram de sua elaboração final, Antônio Gualberto, coordenador da Coordenação de Extensão Cultural, Alberto Cabral, gerente de extensão do Programa CT Empreendedor e o professor e diretor de Teatro, Carlos Cartaxo.

Em entrevista, Antônio Gualberto tratou de um dos aspectos mais importantes de ter a UFPB como uma das universidades selecionadas. “A UFPB terá uma quantia significativa e expressiva para investir nos programas de arte e cultura. Então, finalmente nós vamos poder pensar e executar um programa planejado e estruturante visto a fortalecer algo que é tão expressivo em nossa universidade”, afirmou.

Alberto Junior também destacou a contribuição que o projeto irá trazer para a UFPB. “Quando você imagina que a universidade está prestes a completar 60 anos, essa é uma contribuição interessante na direção da economia criativa, que pode inclusive ser o desenvolvimento de um novo eixo econômico aqui para o estado da Paraíba”.

O Mais Cultura nas Universidades é uma ação da parceria dos Ministérios da Educação e Cultura que tem como objetivo apoiar projetos das instituições e universidades federais do Brasil, destinados à inovação e difusão artística/cultural. A UFPB foi a 4ª universidade do nordeste a ser contemplada e receberá a quantia equivalente a R$ 1.125.000,00 e será destinada unicamente a atividades de caráter cultural, artístico ou educacional definidos no edital.

Agência de Notícias da UFPB