UFPB é contemplada pelo edital de internacionalização da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem, 1º de outubro, a lista das instituições de ensino e institutos de pesquisa cujos projetos foram aprovados no âmbito do Edital nº 41/2017, referente ao Programa Institucional de Internacionalização (Capes/Print). A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está entre os 36 contemplados, que receberão incentivos para incrementar a produção acadêmica e científica dos seus programas de pós-graduação.

Puderam participar do Print, as instituições com, no mínimo, quatro programas de pós-graduação e dois cursos de doutorado recomendados pela Capes na última Avaliação Quadrienal realizada em 2017. O edital do projeto determinou que as universidades definissem temas estratégicos e metas para melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação, além de demonstrar como poderiam ganhar maior protagonismo internacional com o programa.

Com os recursos, a UFPB fomentará o intercâmbio com universidades de excelência de todo o mundo e ampliará a sua rede de pesquisas internacionais, resultando em melhorias na qualidade dos cursos e maior visibilidade à pesquisa científica desenvolvida na instituição. Os projetos selecionados pelo edital terão início em novembro, com duração de quatro anos. A partir de 2019, R$ 300 milhões serão investidos anualmente pela Capes no programa.

Os itens financiáveis pelo Print são os auxílios para missões de trabalho no exterior, os recursos para manutenção de projetos, as bolsas no exterior (doutorado sanduíche, professor visitante júnior e sênior e capacitação em cursos de curta duração) e as bolsas no país (jovem talento, professor visitante e pós-doutorado).

O projeto apresentado pela UFPB tem três temas estratégicos e engloba áreas transversais que envolvem a participação de 39 programas da instituição. São eles:

1 - Intervenções, Tecnologias, Produtos e Processos Aplicados à Saúde

Programas de Pós-Graduação envolvidos: Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, Química, Biotecnologia (Renorbio), Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, Odontologia, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos, Neurociência, Odontologia, Gerontologia, Educação Física, Multicêntrico em Ciências Fisiológicas e Modelos de decisão em Saúde.

2 - Territórios da Diversidade: Educação, Linguagens, Mediações Culturais e Políticas Públicas

Programas de Pós-Graduação envolvidos: Linguística, Sociologia, Psicologia Social, Economia, Educação, Economia do Setor Público, Música, Linguística e Ensino, Informática, Ciência das Religiões, Ciências Jurídicas, Ciências Contábeis, Administração, Letras, Ciências da Informação, Arquitetura e Urbanismo, e Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas.

3 - Bioma Caatinga, Biodiversidade e Sustentabilidade

Programas de Pós-Graduação envolvidos: Agronomia, Zootecnia, Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Ciência Animal,  Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Antropologia, Ciências Biológicas e Engenharia Civil e Ambiental.

ACS | Rita Ferreira