UFPB é destaque em Prêmio Nacional de Inovação Tecnológica

Na cerimônia, realizada na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), na noite de 25 de agosto, o estudante de engenharia mecânica da UFPB Mickael Rodrigues da Silva foi anunciado como o grande vencedor da 5ª edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica.

O acadêmico foi consagrado com o primeiro lugar apresentando o Projeto Fixador Polimérico com Travamento Fixo e Montagem Manual. A iniciativa consiste no desenvolvimento de itens de fixação que não exigem o uso de ferramentas para sua aplicação. Ou seja, parafusos que não exigem a utilização de chaves de fenda ou outros utensílios.

Desenvolvido para linha de montagem de móveis, linha branca e outras vertentes, o produto tem aplicabilidade abrangente, podendo ser utilizado não somente no ambiente fabril, mas também em rotinas domésticas.

David Souza Facina dos Santos e Joébert de Oliveira Maia, também acadêmicos da UFPB conquistaram a terceira colocação, com o projeto Arruela Inteligente de Baixo Custo. O trabalho foi desenvolvido sob a supervisão do professor Euler Cássio Tavares de Macêdo, todos do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR).

Os participantes receberam premiações em dinheiro, além das experiências adquiridas durante o processo de desenvolvimento dos trabalhos e da ampliação do networking qualificado.

Com recorde de inscrições, a 5ª edição do Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica consagrou sua consolidação e relevância no cenário nacional. Ao todo, foram 237 trabalhos inscritos de todo o Brasil, com um aumento de 25% no número de projetos enviados, na comparação com a edição anterior.

O Prêmio Ciser de Inovação Tecnológica conta com o apoio de entidades como o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), Fapesc, Fapemig, Anpei e Certi, com o patrocínio da Gerdau, que apostam na criatividade e na inovação como motores para o desenvolvimento e o sucesso.

Ascom - Reitoria (Fernando Caldeira / Jéssica Azevedo), com informações do CEAR e fotografia de Oriel Farias