UFPB abre consulta interna para participação no Edital PrInt da Capes

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa de Pesquisa (Propesq) promovem consulta junto aos programas de pós-graduação da UFPB, avaliados com conceitos 4, 5 e 6 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para definir temas de pesquisa para participação no Edital 41/2017/Capes, no âmbito do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

O edital selecionará até 40 projetos institucionais, mediante avaliação do mérito acadêmico e científico das propostas. O PrInt visa, principalmente, fomentar a implementação dos projetos de internacionalização das instituições contempladas, estimular a formação de redes de pesquisas internacionais e promover a mobilidade de docentes e discentes de pós-graduação.

A previsão orçamentária anual para financiamento dos projetos é de até R$ 300 milhões. Para o ano de 2018, a previsão de execução é de até R$150 milhões, iniciando-se a partir de agosto.

Etapas

Para participar da seleção, a instituição proponente deve apresentar, até 18 de abril, uma única proposta, na qual descreverá os temas prioritários e enumerará todos os programas de pós-graduação que atuarão sobre estes temas. A consulta da PRPG e da Propesq aos programas da UFPB contemplará esse requisito.

A consulta foi aberta na sexta, 16 de fevereiro, para ser respondida, pelos coordenadores de programa, por meio de formulário online até às 23h59 do dia 23 de fevereiro.

No formulário, os programas indicarão as Áreas de Pesquisa de seu interesse, competência e produção acadêmica, e também com quais programas de pós-graduação já trabalharam ou poderão associar-se em parceria para o desenvolvimento de suas pesquisas.

Para candidatar-se, a instituição deve, ainda, possuir um projeto de internacionalização. Na UFPB, o Conselho Universitário (Consuni) apreciará e votará, no próximo dia 28, a minuta de Resolução da Política de Internacionalização da universidade.

Cumpridos esses e demais requisitos, as propostas aceitas serão avaliadas pela Capes até 30 de maio, com previsão de publicação dos resultados finais até 30 de julho.

ACS | Rita Ferreira