UFPB abre curso para formação de professores de dança

As aulas das turmas desse curso de licenciatura têm início no segundo semestre de 2013; os candidatos podem se inscrever no PSS até domingo (18)

O Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou junto ao CONSEPE e o CONSUNI a abertura do curso de licenciatura em dança com início das turmas no segundo semestre de 2013. No entanto, os candidatos têm até o domingo (18) para se inscrever no Processo Seletivo Seriado 2013 - PSS.

A reivindicação pela criação de graduações em Dança integra um conjunto de ações nacionais dos artistas da dança que visaram gerar maior conhecimento da importância e necessidades do setor, regulamentação da profissão e melhoria do acesso à formação especializada para dançarinos e docentes.

Além de formar e capacitar adequadamente os professores de dança, a inclusão da dança na universidade vem ampliar a possibilidade de produção de conhecimento acadêmico sobre suas práticas e funções, uma área que carece de estudos, sistematizações, e investimento na construção de novas formas de ensino-aprendizagem, de conceituação e desenvolvimento teórico e crítico que potencializem, legitimem e critiquem essas práticas, impulsionando a tomada de consciência sobre as implicações físicas e psicológicas do ensino da dança. Na Região Nordeste as universidades do Ceará, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte já atenderam a essa demanda nacional e local, criando nos últimos cinco anos suas graduações de dança.

“O amadurecimento do processo de construção desta proposta, além de outras consultas e discussões, deixou claro que o lugar desta Licenciatura em Dança é no Departamento de Artes Cênicas, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), por entender que a Dança é predominantemente uma atividade artística. Este vínculo com a área das Artes é de extrema importância, sendo imprescindível para que os objetivos definidos sejam alcançados.” Explica o projeto Pedagógico do Curso, produzido pelos professores Lúcia Serpa, Ana Valéria Vicente e Guilherme Schulze.

No Curso de Licenciatura em Dança da UFPB espera-se que o(a) aluno(a) desenvolva a prática de ensinar, vivenciando a experiência do fazer artístico, aprofundando-se nas especificidades de sua escolha. Também no sentido de propiciar reflexão sobre os contextos educacionais, a percepção das características da região em que a UFPB se localiza e a realidade no que se refere ao exercício profissional na área das artes cênicas em geral e da dança em particular, norteiam a elaboração deste projeto.

Para atender a esse novo curso estão sendo contratados onze professores para o Departamento de Artes Cênicas. Os concursos estão em andamento até o fim do mês com candidatos de todo o país. Além disso, está sendo reformado um prédio no Centro de Comunicação Turismo e Artes para abrigar os cursos de teatro e dança.

Para se inscrever o estudante deve entrar no site da Coperve e pagar a taxa de inscrição através de boleto bancário. Como no curso de teatro, haverá teste de habilidade específica, voltado para identificação de conhecimentos elementares da área. As aulas terão início em outubro de 2013, devido ao atraso no calendário acadêmico por conta da greve dos professores e funcionários.

Mais informações: email: licenciaturaemdanca.ufpb@gmail.com; ou na página: http://www.coperve.ufpb.br/

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria