UFPB abre discussão sobre adesão à Ebserh

A Reitora da UFPB, professora Margareth Diniz, promoveu nesta terça (26), uma teleconferência entre os conselheiros do Consuni da UFPB e representantes de várias entidades sindicais e estudantis da instituição, com os dirigentes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Ebserh, para discutir sobre a implantação da Empresa no Hospital Universitário Lauro Wanderley em João Pessoa.

A teleconferência iniciou com as explicações do diretor da Ebserh, Dr. Celso Ribeiro, direto de Brasília, sobre a necessidade de criação da Empresa “para atender especificamente algumas determinações do Tribunal de Contas da União, TCU”. Segundo Celso, 22 hospitais universitários foram auditados por técnicos do TCU. Auditoria que serviu de base para as determinações do Tribunal.

Após as primeiras explanações vindas de Brasília, Celso foi sabatinado pelos presentes na Sala de Órgãos Deliberativos Superiores, Sods/UFPB, na tentativa de dirimir dúvidas sobre a adesão à implantação da Ebserh.

Questões como: a função formadora de profissionais da área da saúde, definição de metas e responsabilidades das Universidades e da Ebserh, termos do contrato de adesão, estabilidade funcional, deficiência no número de profissionais, novas contratações, RJU e CLT, e, principalmente, a melhora na prestação de serviços à sociedade foram as mais discutidas entre os presentes na teleconferência.

O diretor da Ebserh esclareceu algumas indagações e garantiu que os direitos adquiridos, pelos que já exercem funções nos Hospitais Universitários subordinados ao Regime Jurídico Único, RJU, serão preservados, e que o regime da CLT, Consolidação das Leis Trabalhistas, somente se aplicará para os novos contratados aprovados em concurso público com salários compatíveis com os atuais. Carlos ressaltou, também, a institucionalização do ponto eletrônico que já é Lei.

Após o encerramento da teleconferência, ficou acertada uma visita dos integrantes do Consuni ao HULW, Hospital Universitário Lauro Wanderley, para que todos tenham conhecimento da situação atual do hospital, e que os servidores do HU também possam se manifestar sobre suas expectativas quanto ao futuro do órgão.

Ao final do encontro, a professor Margareth Diniz agradeceu e parabenizou a todos pela “discussão equilibrada e responsável”. Margareth disse ainda que não iria se posicionar a respeito da adesão ou não à Ebserh tendo em vista que “estava ali apenas para mediar o debate e que a decisão final caberá à comunidade universitária através das suas representações no Consuni”. “O Hospital Universitário é o melhor hospital do nosso estado e precisa de fato funcionar e espero, de todos, a compreensão para dar o melhor para ele”, finalizou Margareth.

Novas reuniões serão marcadas ainda neste semestre para concluir as discussões sobre a Ebserh.

Ascom Reitoria - Bob Vagner