UFPB abre vagas para Doutorado em Decisão e Saúde

Inscrições para o Processo Seletivo terão início no dia 8 de fevereiro, no Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN)

Estarão abertas, de 8 a 10 de fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo de Doutorado em Modelos de Decisão e Saúde, do Departamento de Estatística do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), da Universidade Federal da Paraíba. A taxa para concorrer às seis vagas disponíveis custa R$ 50,00. As inscrições poderão ser feitas na Coordenação do Programa, localizada no Departamento de Estatística, CCEN, Campus de João Pessoa, no horário das 9h às 12h.

O Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde stricto sensu possui caráter interdisciplinar, envolvendo as áreas de Ciências Exatas e da Saúde, notadamente docentes dos Departamentos de Estatística, Informática, Nutrição, Enfermagem em Saúde Pública e Psiquiatria, Enfermagem Médico Cirúrgica e Administração, Fisioterapia e Clínica e Odontologia Social. Caracteriza-se pela pesquisa de metodologias para a tomada de decisão em saúde, baseada em informações ou dados, sejam qualitativos ou quantitativos, visando à sua utilização no gerenciamento, análise e tomada de decisão sobre processos de Saúde Pública.

O objetivo é gerar um profissional mais atuante em um Estado onde se faz presente a necessidade de profissionais diferenciados e qualificados na área das Ciências da Saúde (ou das Exatas), mas que também inclua uma formação na área das Ciências Exatas (ou da Saúde), talhado para a tomada de decisões com embasamento teórico específico e com propriedade de conhecimento sobre o tema. Particularmente, esse profissional poderá atuar junto a hospitais, órgãos competentes municipais e mesmo estaduais de saúde, para uma gestão mais eficiente e profissional nas áreas de Saúde Pública. O campo de atuação pode estender-se ao ensino, incluindo especificamente a área interdisciplinar.

Portanto, trata-se de uma medida estratégica para o desenvolvimento do ensino, aprendizado e pesquisa nas áreas de modelagem e tomada de decisão e saúde sob a ótica interdisciplinar, prioritariamente nas áreas das Ciências Exatas e da Saúde.

O Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde (PPGMDS) é interdisciplinar, com Mestrado aprovado, em 2008, com conceito 3, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação. O nível de Doutorado foi aprovado pela Capes, em 2011, com conceito 4. O Processo Seletivo é realizado anualmente para ingresso em março de cada ano. As suas atividades foram iniciadas em março de 2009.

Os candidatos devem comparecer munidos de:

- Formulário de inscrição, devidamente preenchido, acompanhado de 2 fotos 3x4cm recentes (Ver Formulário de Doutorado em formato DOC e PDF);

Cópia (frente e verso) do Diploma de Graduação e de Mestrado e Histórico Escolar de Graduação e de Mestrado, autenticados. Caso o candidato não disponha do Diploma de Mestrado, em virtude de espera pela emissão do mesmo, serão aceitos certificados e/ou declarações de conclusão do mesmo. Entretanto, o aluno só poderá solicitar alguma documentação ao Programa após a entrega deste diploma à Coordenação do Programa;

Diplomas de Graduação e de Mestrado emitidos no exterior devem ser devidamente revalidados por alguma instituição competente no âmbito nacional, de acordo com as Normas Gerais dos Cursos de Pós-Graduação da UFPB;

Curriculum Vitae relativo aos últimos cinco anos, impresso, a partir da Plataforma Lattes do CNPq, contendo todos os documentos comprobatórios necessários relativos às atividades nele contidas. Não serão aceitos Curriculos que não estejam neste formato;

Projeto de Pesquisa de no máximo oito páginas (excluindo a capa e a bibliografia) obrigatoriamente vinculado à um dos projetos de pesquisa do Programa, segundo o formato disponível (em DOC e PDF). Levar em duas vias.

Seleção

O processo seletivo é composto por uma fase eliminatória e classificatória composta pela análise do Curriculum Vitae e avaliação do projeto de pesquisa enviado pelo candidato, dentre os projetos listados no Edital 01/2011.

Inscrições:8 a 10 de fevereiro

Homologação das inscrições:até 17 de fevereiro

Resultado final:até 24 de fevereiro

Matrículas:27 e 28 de fevereiro

Início das aulas:5 de março

Detalhes podem ser obtidos no nosso sítio www.de.ufpb.br/~mds/; ou pelos telefones (83) 3216-7592, 3216-7075 (ramal 206).

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho