UFPB adere a projeto de sustentabilidade da ONU

A Universidade Federal da Paraíba firmou parceria com o Programa das Nações Unidas (PNUD) que visa promover o desenvolvimento sustentável e erradicar a pobreza no mundo.

Na manhã desta quinta-feira (18), durante reunião entre a reitora Margareth Diniz, o professor Henrique Menezes, do departamento de Relações Internacionais da UFPB, Inalda Barros, representante do PNUD no Nordeste, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento da Paraíba (IDEP), professor João Marcelo, discutiram a realização de um mapeamento de projetos e ações da UFPB para que eles possam ser voltados aos objetivos desse desenvolvimento sustentável proposto pela ONU.

Segundo o professor Henrique Menezes, na UFPB já existe um trabalho conjunto com a ONU, em que estudantes do curso de Relações Internacionais, através de um projeto de extensão, realizam capacitações em várias cidades nordestinas, e agora a ideia é ampliar esse trabalho.

Já para a reitora Margareth Diniz é importante que esse trabalho seja conhecido pela comunidade acadêmica, bem como por toda a sociedade. Para isso serão realizados eventos nos campi da UFPB, para que servidores e estudantes tomem conhecimento da importância desse trabalho e dos projetos terem esse selo da ONU.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) é um trabalho que começou a ser realizado este ano e segue até 2030. Entre as metas a serem atingidas, estão o alcance da segurança alimentar, a redução das desigualdades sociais, o combate à destruição do meio ambiente, a promoção da paz e o acesso à educação inclusiva.

Ascom UFPB - Débora Freire (foto: Jéssica Azevedo)