UFPB amplia intercâmbio com universidades estrangeiras

Através do Projeto BE MUNDUS, alunos, professores e servidores terão novas oportunidades de estudos no exterior; AAI apresenta o novo projeto dia 10/10

A Universidade Federal da Paraíba U(FPB) deu mais um passo significativo visando ampliar a cooperação acadêmica, em nível internacional, em diversas áreas do conhecimento. A Universidade está integrando o Projeto BE MUNDUS, criado no âmbito do Programa ERASMUS MUNDUS e que vai propiciar novas oportunidades de formação profissional em universidades do exterior, para professores, alunos e servidores técnico-administrativos da UFPB.  O novo projeto será apresentado à comunidade universitária, pela Assessoria de Assuntos Internacionais (AAI), dia 10 de outubro, em local a ser definido.

Segundo o professor Alisson Brito, do Centro de Informática (CI) e representante do BE MUNDUS na UFPB, o projeto faz parte da iniciativa ERASMUS MUNDUS, organizada e financiada pela União Europeia, juntamente com o governo brasileiro, e visa o intercâmbio técnico e científico de alunos, professores e técnico-administrativos com países da União Europeia, oferecendo oportunidades de bolsas para alunos de graduação, doutorado, pós-doutorado e pesquisadores em geral, nas áreas de engenharia, tecnologia e ensino.

O encontro, na UFPB, vai reunir parceiros do BE MUNDUS de universidades brasileiras e também europeias. O BE MUNDUS é coordenado, na Europa, pela Università degli Studi di Roma La Sapienza e, no Brasil, pela Universidade de São Paulo (USP). Ele tem por objetivos promover a sustentabilidade do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), intensificar o impacto global da educação superior, criar vínculos duradouros entre Europa e Brasil e aumentar o conhecimento e compreensão mútua dos dois.

De acordo com os princípios que nortearam a aprovação do BE MUNDUS, no âmbito do ERASMUS MUNDUS, em julho deste ano, os objetivos e metas do projeto serão alcançados por meio de uma cooperação acadêmica estruturada e integrada que apoiará a mobilidade de estudantes, pesquisadores e pessoal administrativo, centrada nas áreas das Engenharias e Tecnologias, bem como Educação e Formação de Professores.

Além da UFPB, são parceiros do BE MUNDUS a Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, Roma, Itália; Universidade de São Paulo; Universidade do Porto, Portugal; Universidade Nova de Lisboa, Almada, Portugal; Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, Roma, Itália ;Vrije Universiteit Brussel, Bruxelas, Bélgica; Cardiff Metropolitan University, Cardiff, Reino Unido; Karlsruhe Institute of Technology ,Karlsruhe, Alemanha; University of Zagreb, Zagreb, Croácia ; Silesian University of Technology, Gliwice, Polônia; Universidade Estadual de Campinas; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, São Paulo; Universidade Federal de Goiás, Goiânia;Universidade do Estado do Amazonas, Itacoatiara; Universidade Federal de Pernambuco; Universidade Estadual do Maranhão, São Luis; Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis; Universidade Federal de Sergipe.

O BE MUNDUS conta com uma rede de associados. O Instituto de Estudos Brasil Europa, São Paulo; IBM Italia S.p.A. Segrate, Milão, Itália; CESC Project , Roma, Itália; ICUnet.AG - Erasmus Mundus; Students and Alumni Association, Colônia, Alemanha; Grupo Santander, Bruxelas, Bélgica; Ministério da Integração Nacional, Brasília; United Nations Association – Brazil, São Paulo/SP; Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais, Brasília; Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro; Paysession Soluções Alternativas Ltda, São Paulo; Perception Comércio e Serviços de Informática Ltda, São Paulo; Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande; Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria; Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

Agência de Notícias da UFPB - Com assessoria