UFPB assina termo de cooperação com Cátedra e IES2

A magnífica Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, assinou na manhã da última terça-feira (21), termo de cooperação com a Cátedra Unesco e Inovação Educação e Soluções Tecnológicas (IES2) em que a instituição irá apoiar o Programa de Alfabetização na Língua Materna (PALMA), que utiliza smartphones como ferramenta que pode ser uma solução viável para acelerar a queda do índice de analfabetismo no país.

O termo foi assinado pela Reitora como representante da UFPB, Timothy Denis, coordenador da Cátedra Unesco, José Poli, Diretor-Presidente da IES2 e pelo professor Lindemberg Medeiros de Araújo, coordenador geral do Programa Escola Zé Peão, que cuida da formação educacional de jovens e adultos em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa (Sintricom).

Programa PALMA

O programa PALMA - Programa de Alfabetização na Língua Materna - que utiliza smartphones como ferramenta, apresentou resultados positivos no interior do estado de São Paulo e pode ser uma solução viável para acelerar a queda do índice de analfabetismo no país.

O programa foi idealizado pelo matemático José Luis Poli. A ideia inicial partiu da constatação de que a maioria das pessoas tem familiaridade com os celulares, inclusive jovens e adultos analfabetos. O passo seguinte foi criar um programa que permitisse a alfabetização pela combinação de sons, letras, números e imagens, via aparelhos celulares.

“Abracei esta causa após conhecer mais sobre a realidade desses trabalhadores que não conseguem progredir por não saberem ler, ao menos, um contrato de trabalho. O PALMA tem condições de ampliar a oferta de alfabetização para todas as regiões do país”, disse o professor Poli.

O objetivo inicial do programa é desenvolver competências básicas de leitura e escrita por meio digital. Para isso, jovens e adultos em estágio inicial de alfabetização receberam gratuitamente um telefone celular tipo smartphone, por onde acessam diariamente o programa. Lições sonorizadas complementam a alfabetização em cinco níveis: alfabeto, sílabas simples, sílabas complexas, vocabulário e interpretação de texto.

O desempenho é medido individualmente ao final de cada atividade, através de um sistema WEB de monitoramento instantâneo, via mensagem SMS. Após o envio das mensagens, o sistema aufere o desempenho da classe e com isto a professora tem o mapa individualizado da aprendizagem do aluno. Os mesmos dados também são acessados pelo diretor da escola e secretário municipal da educação.

A professora Margareth apoiou a iniciativa do projeto de estímulo à educação e leitura, e espera que a Universidade possa colaborar ainda mais para o crescimento do programa.

Ascom – Reitoria (Fernando Caldeira/Jéssica Azevedo – estagiária)