UFPB buscará parcerias com Secretaria da Educação do Estado para qualificar professores de Biologia

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) buscará parcerias com a Secretaria Estadual de Educação para viabilizar a qualificação de professores inscritos no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) na universidade, por meio da redução de carga horária e de ajuda de custo para, por exemplo, deslocamento e desenvolvimento das pesquisas.

Essas iniciativas foram definidas em reunião ocorrida no dia 11 de maio, no gabinete da Reitoria, entre os professores Rivete Lima e Antônia Feitosa, respectivamente coordenador e vice-coordenadora do PROFBIO/UFPB; a comissão nacional do PROFBIO, representada pelas docentes Cleida Oliveira (coordenadora do PROFBIO/Nacional) e Masako Masuda (presidente do comitê gestor do PROFBIO); o chefe de gabinete da UFPB Raimundo Barroso Jr, o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros e a coordenadora-geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu, Márcia Batista.

Segundo Rivete Lima, o PROFBIO tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia, em exercício na Educação Básica, a fim de melhorar o desempenho em sala de aula, tanto em termos de conteúdo quanto nas estratégias de facilitação do processo de ensino-aprendizagem da disciplina enquanto ciência experimental.

“O PROFBIO busca proporcionar ao mestrando a oportunidade de revisão e de aprofundamento no conhecimento de conceitos de Biologia, garantindo o atendimento aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e às necessidades especificas de formação que resultam dos difeerentes percursos individuais e/ou das particularidades regionais. A ideia é que o mestrando trabalhe simultaneamente com seus alunos os conceitos explorados em cada tópico do mestrado” explica o professor.

No país, o PROFBIO congrega 20 diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), denominadas de Instituições Associadas, coordenadas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso é semipresencial e com oferta nacional simultânea, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O PROFBIO é credenciado, hoje, pela CAPES com conceito 4.

Na UFPB, o programa é atualmente constituído por 23 alunos, todos professores do Ensino Médio da rede pública dos estados da Paraíba (18), Pernambuco (3) e Rio grande do Norte (2). No próximo dia 27 de maio, será realizado o processo seletivo para entrada de mais 30 mestrandos.

ACS | Pedro Paz